Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1687
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Renan Anderson de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2847504394196730por
dc.contributor.advisor1Mühl, Eldon Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402290519296482por
dc.date.accessioned2019-05-11T00:21:19Z-
dc.date.issued2018-08-21-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Renan Anderson de. Indústria cultural, autonomia e formação em adorno. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1687-
dc.description.resumoA presente pesquisa visa investigar como o conceito de indústria cultural está implicado nas reflexões sobre educação e maioridade em Adorno. Através de uma imersão bibliográfica de cunho hermenêutica no pensamento de Theodor Adorno buscaremos abordar o conceito de indústria cultural, emancipação e formação, tendo por base três textos: Educação e emancipação, Indústria cultural e Teoria da semiformação. O objetivo central da investigação reside em descrever e analisar as relações existentes entre os conceitos acima citados. Além disso, explicitaremos como a racionalidade instrumental, que na tentativa de tornar o ser humano esclarecido, autônomo e livre, desencadeou novas formas de dominação e de aniquilamento do pensamento crítico, dos ecossistemas e das formas de vida. Frente ao contexto das sociedades contemporâneas de dominação e instrumentalização das formas de pensar, a educação ainda apresenta um potencial emancipador que torna os sujeitos capazes de elaborar uma leitura crítica da realidade. Na concepção adorniana a educação se desenvolve a partir de dois processos: adaptação e resistência. Se inicialmente o processo educativo visa à adaptação dos indivíduos ao meio social no qual vivem, sua segunda característica fundamental é a resistência diante dos processos históricos, por meio de um pensamento crítico e comprometido com a transformação social. A conjuntura que permeia e perpassa a educação é demarcada preponderantemente pela lógica mercantilista fixada sob o imperativo do capitalismo, em que os meios de comunicação sociais e a cultura de massa são fatores decisivos na reprodução de um modelo de sociedade em que praticamente tudo passou a ser compreendido como mercadoria. Essa situação inquietante coloca a exigência de repensar alternativas em vista de uma educação emancipadora, crítica e de resistência ao retorno da barbárie, aos processos deformativos da cultura influenciada pelas novas tecnologias digitais e pelo capitalismo tardio.por
dc.description.abstractThe present research aims at reflecting on the present of the concept of semiformation from a critical reading of the cultural industry, from the transformations taken in the course of the XX and XXI centuries, especially the changes generated by the globalized late-capitalism. From the thinking of Theodor Adorno we will try to approach the concept of semiformation, based on three texts: Education and emancipation, Cultural industry and Semiformation theory. The central objective of the research is to describe and analyze the concept of semiformation, in which the formative process loses its references to the multiple forms of barbarism. In addition, we will explain how instrumental rationality, which in the attempt to enlighten the enlightened, autonomous and free human being, has triggered new forms of domination and annihilation of critical thinking, ecosystems and life forms. Faced with the context of contemporary societies of domination and instrumentalization of the ways of thinking, education still presents an emancipatory potential that makes the subjects capable of elaborating a critical reading of reality. In the Adornian conception education develops from two processes: adaptation and resistance. If the educational process initially aims at the adaptation of individuals to the social environment in which they live, its second fundamental characteristic is the resistance to historical processes, through a critical thinking and committed to social transformation. The conjuncture that permeates and permeates education is demarcated preponderantly by the mercantilist logic fixed under the imperative of capitalism, in which the mass media and mass culture are decisive factors in the reproduction of a model of society in which practically everything happened to be understood as commodity. This disturbing situation demands the rethinking of alternatives in view of an emancipatory, critical and resistance education to the return of barbarism, to the deformative processes of culture influenced by new digital technologies and by late capitalism.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2019-05-11T00:21:19Z No. of bitstreams: 1 2018RenandeOliveira.pdf: 361941 bytes, checksum: 0780279b9e8d722ac0e0bb705fda43ff (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-11T00:21:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018RenandeOliveira.pdf: 361941 bytes, checksum: 0780279b9e8d722ac0e0bb705fda43ff (MD5) Previous issue date: 2018-08-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectIndústria culturalpor
dc.subjectPensamento críticopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleIndústria cultural, autonomia e formação em adornopor
dc.title.alternativeCultural industry, autonomy and formation in adornmenteng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018RenandeOliveira.pdfDissertação de Renan Anderson de Oliveira501.27 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.