Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1658
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGiaretta, Milene-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6048136392800989por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Adriano Canabarro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1841882790688813por
dc.date.accessioned2019-05-09T23:34:33Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.citationGIARETTA, Milene. O programa Escola de Hackers e sua contribuição para o desenvolvimento do raciocínio lógico em crianças do Ensino Fundamental II. 2018. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1658-
dc.description.resumoO presente trabalho pertence à linha de pesquisa Tecnologias de informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática, do Pro grama de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Seu objetivo é oportunizar um espaço diferenciado para o desenvolvimento de competências na área de programação de computadores e de raciocínio lógico, visto que a tecnologia tem revolucionado não só a forma como vivemos, mas também como aprendemos, tendo a disposição uma ampla quantidade de recursos digitais desenvolvidos especialmente para apoiar o processo de ensino-aprendizagem, visando aqueles educadores que desejam tornar as suas aulas mais interessantes, atrativas e interativas. Dentre os recursos disponíveis, destaca-se o ensino da programação, um importante elemento na formação do indivíduo, visto a possibilidade de aliar tecnologia e educação, aproximando-se do Programa Escola de Hackers, que busca proporcionar um espaço para desenvolvimento de conhecimentos de diversas áreas por meio da programação de computadores para estudantes do Ensino Fundamental. O projeto, já aplicado com resultados satisfatórios em relação ao desenvolvimento e aprimoramento das habilidades cognitivas dos participantes, é pautado em um Caderno Didático estruturado através de resolução de problemas e desafios, visando a utilização do software Scratch. Diante disso, esse trabalho propôs a adaptar o material didático a partir das perspectivas da Taxonomia de Bloom, visto que está voltada para a formação educacional e tem o objetivo de aprendizagem direcionada para a melhora no desenvolvimento cognitivo. Desse modo, o ensino não é centralizado na transferência de conteúdo e busca a ampliação expressiva dos resultados obtidos anteriormente, para então armazenar os dados em um blog, que foi desenvolvido na forma de material de apoio para professores. Neste sentido procura-se respostas para o seguinte questionamento: Quais as características e desdobramentos de um processo de ensino de programação de computadores para alunos de Ensino Fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico? Nesse contexto cibernético, percebe-se que alfabetizar digitalmente os indivíduos, para que aprendam a transitar pelo mundo digital e a usar a tecnologia de maneira qualificada, é também função da escola. O produto educacional, que acompanha essa dissertação, encontrase disponível em formato digital para acesso livre no portal Educapes, no seguinte endereço: <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431416>.por
dc.description.abstractThe present work belongs to the line of research: Information technologies, communication and interaction applied to the teaching of Sciences and Mathematics, of the Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Post-Graduate Program in Teaching Sciences and Mathematics). Its purpose is to provide a distinguished space for the development of computer programming and logical reasoning skills, since technology has revolutionized not only the way we live but also how we learn, with the provision of an ample amount of digital resources developed specifically to support the process of teaching learning, targeting those educators who wish to make their classes more interesting, attractive and interactive. Among the available resources, it is worth mentioning the teaching of programming, an important element in the formation of the individual, considering the possibility of allying technology and education, approaching the Programa Escola de Hackers (School of Hackers Program), which seeks to provide a space for the development of knowledge of diverse areas through the programming of computers for primary school students. The project, already applied with satisfactory results in relation to the development and improvement of the cognitive abilities of the participants, is based on a didactic book structured through problem solving and challenges, aiming at the usage of the Scratch software. Therefore, this work proposes to adapt the didactic material from Bloom Taxonomy perspectives, since it is geared towards educational formation and has the objective of learning directed to the improvement in cognitive development. Thus, teaching is not centralized in the transfer of content and seeks the expressive amplification of the results obtained previously, to then store the data in a blog, which will be developed in the form of teacher support material. In this sense, answers are sought for the following question: What are the characteristics and consequences of a teaching process of computer programming for elementary school students for the development of logical reasoning? In this cybernetic context, it is understood that to literate individuals digitally, so that they learn to transit through the digital world and to use technology in a qualified way, is also a function of the school. The educational product, which accompanies this dissertation, is available in digital format for free access on the Educapes portal at the following address: <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/431416>.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2019-05-09T23:34:33Z No. of bitstreams: 1 2018MileneGiaretta.pdf: 4990300 bytes, checksum: 5ccdf832ef86414bdbdf51d3aec2e872 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-09T23:34:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018MileneGiaretta.pdf: 4990300 bytes, checksum: 5ccdf832ef86414bdbdf51d3aec2e872 (MD5) Previous issue date: 2018-12-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEGpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProgramaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLógicapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subject.cnpqALGEBRA::LOGICA MATEMATICApor
dc.titleO programa Escola de Hackers e sua contribuição para o desenvolvimento do raciocínio lógico em crianças do Ensino Fundamental IIpor
dc.title.alternativeThe School of Hackers program and its contribution to the development of logical reasoning in primary school children IIeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018MileneGiaretta.pdfDissertação de Milene Giaretta4.62 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.