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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Processo de gestão do conhecimento nas pequenas empresas familiares: um estudo de múltiplos casos
Other Titles: Process of knowledge management in small family enterprises: a multiple case study
???metadata.dc.creator???: Spiller, Sonáli Marla 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Grzybovski, Denize
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo do presente estudo foi compreender o processo de gestão do conhecimento nas pequenas empresas familiares participantes da Associação Brasileira de Indústrias e Fornecedores (Unindústria), uma organização em rede com sede em Erechim, no Estado do Rio Grande do Sul. Especificamente o estudo se propôs a identificar e descrever os processos e as práticas de gestão do conehcimento. Para tal propósito se considera que a gestão do conhecimento tem por base práticas e processos estruturados, viabilizados pelas ferramentas da tecnologia da informação e que o processo de gestão é formado pelas etapas de aquisição, armazenamento, distribuição e utilização de conhecimentos. Trata-se de uma pesquisa social aplicada desenvolvida no nível descritivo, razão pela qual utilizou-se a estratégia de pesquisa estudo de casos múltiplos e abordagem qualitativa dos dados. As fontes dos dados primários foram os executivos das empresas familiares selecionadas para o estudo, os documentos disponibilizados e os apontamentos da observação não participante realizada pela pesquisadora. Os dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo e técnica de análise categorial, cujas categorias foram definidas a priori, sendo elas aquisição, armazenamento, distribuição e utilização do conhecimento. Os resultados indicam que nas pequenas empresas familiares o conhecimento organizacional configura-se pela informalidade nas relações, pela personalização de seus conteúdos, pela dependência das experiências individuais, por sua subjetividade e pelos conteúdos internalizados nas práticas dos membros da família empresária, representados pelo conjunto de valores e crenças institucionalizados. Nos aspectos relacionados aos processos de gestão do conhecimento foi possível identificar a presença das quatro etapas do processo de gestão do conhecimento, sendo que a aquisição facilita a criação de conhecimentos tácitos e o desenvolvimento de uma cultura voltada à aprendizagem. O armazenamento é uma etapa de formação da memória organizacional dos conhecimentos desenvolvidos na etapa anterior, armazenadas, em sua grande maioria, na memória dos membros da família empresária. A distribuição ocorre através da socialização/compartilhamento dos conhecimentos com os funcionários, sobretudo com os ¿empregados de confiança¿, através da contação de histórias e convivência intergeracional. A fase de utilização do conhecimento nas empresas familiares ocorre pelas melhorias implantadas e pela criação de novos produtos, de maneira informal e individualizada. Entre as empresas estudadas, conforme modelo conceitual proposto, é possível verificar que as mesmas encontram-se em fases de desenvolvimento diferentes. Duas das empresas estudadas (Casos 2 e 3) apresentam um predomínio de conhecimentos tácitos, decorrentes de práticas e processos informais, personalizados e que atendem à demanda do mercado, enquanto em uma empresa (Caso 1) identificaram-se práticas e processos estruturados característicos do processo de gestão do conhecimento organizacional, as duas fases propostas no modelo de estudo. Conclui-se que o processo de gestão do conhecimento em pequenas empresas familiares só é possível ser compreendido observando as práticas e processos institucionalizados (mais ou menos estruturados, conforme as características e fase de desenvolvimento em que a empresa se encontra), as características específicas que envolvem a convivência geracional dos membros da família empresária e a dinâmica de compartilhamento que se estabelecem com os stakeholders internos.
Abstract: The aim of this study was to understand the process of knowledge management in the small family business participants of the Brazilian Association of Industries and Suppliers (Unindústria), a network organization based in Erechim, State of Rio Grande do Sul. The study has proposed to identify and describe the processes and practices of acquisition, use, distribution and storage of knowledge and, subsequently, to describe it. For such aim, knowledge management is considered to be based on structured practices and processes, made possible by the tools of information and communication technology, and the management process is formed by the acquisition, storage, distribution and use of knowledge. It is an applied social research developed at the exploratory level, which is why the research strategy used was the multiple case study and qualitative data approach. The sources of the primary data were the executives of the family companies selected for study, the documents made available and the notes of the direct observation carried out by the researcher. The data was analyzed by content analysis method and the categorical analysis technique, whose categories were defined a priori, being they acquisition, storage, distribution and use of knowledge. The results indicate that in small family businesses organizational knowledge is shaped by informality in relationships, personalization of content, dependence on individual experiences, subjectivity and internalized content in the practices of the members of the business family, represented by the set of institutionalized values and beliefs. In the aspects related to the processes of knowledge management it was possible to identify the presence of the four stages of the knowledge management process, and the acquisition facilitates the creation of tacit knowledge and development in a culture focused on learning. Storage is a stage of organizational memory formation of the knowledge developed in the previous stage, most of them stored in the memory of the members of the business family, but also socialized and shared with the workers, specially the "reliable employees", through storytelling and intergenerational coexistence. The knowledge utilization phase occurs through the established improvements and the new products creation, in an informal and individualized way. Accordingly the proposed conceptual model, it can be seen that the studied companies are in different development phases. Two of them (cases 2 and 3) show tacit knowledge prevalence, due to informal and personalized practices and processes that answer to the market’s demand, whereas in one business (case 1) it can be identified the existence of practices and processes of organizational knowledge management , the two proposed phases in the study model. It can be concluded that the knowledge management process in small family business can only be understood by observing the institutionalized practices and processes (more or less structured, according to thecompany’s characteristics and development phase), the specific characteristics around the generational coexistence of the business family members and the dynamics of sharing that are established with the internal stakeholders.
Keywords: Gestão do conhecimento
Empresas familiares
Pequenas e médias empresas
Governança corporativa
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – FEAC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citation: SPILLER, Sonáli Marla. Processo de gestão do conhecimento nas pequenas empresas familiares: um estudo de múltiplos casos. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1648
Issue Date: 6-Aug-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração

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