Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1640
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Contextualizando conceitos de ácidos e baes no ensino médio por meio de uma UEPS
Other Titles: Contextualizing concepts of acids and bases in secondary education through a UEPS
???metadata.dc.creator???: Stefini, José Augusto 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Zoch, Alana Neto
???metadata.dc.description.resumo???: O Ensino de Química ainda se encontra distante da realidade dos estudantes e é notável a necessidade de melhorar o aprendizado escolar promovendo um ensino contextualizado e significativo. Um ensino contextualizado é visto por diversos autores como uma possibilidade de mudança na significação dos conceitos químicos. Atrelado a isso, a utilização de diferentes estratégias e ferramentas podem facilitar a aprendizagem dos estudantes. Assim, o objetivo desse trabalho foi elaborar e aplicar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) na busca de detectar indícios de uma aprendizagem significativa dos conceitos químicos relacionados a ácidos e bases. O trabalho está vinculado à linha de pesquisa Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UPF). A teoria cognitivista e construtivista de David Ausubel, denominada Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) foi a base teórica que norteou a pesquisa. A UEPS, produto educacional elaborado, tem como estratégias de ensino a experimentação, a leitura de textos e a simulação computacional. Ela foi desenvolvida com 29 estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Água Santa - RS. Foram ferramentas de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem a aplicação de pré e pós-teste, a avaliação somativa individual, as atividades colaborativas realizadas em grupo e os registros do professor feitos ao longo do desenvolvimento da UEPS. A análise foi de cunho qualitativo e quantitativo. Na avaliação somativa individual, 52 % dos estudantes obtiveram um percentual de acertos acima de 70% e na comparação do pré e pós-teste, observou-se que os estudantes avançaram na construção dos conceitos químicos tanto na quantidade de acertos, quanto na elaboração de respostas mais estruturadas e relacionadas com o conteúdo. Nesse sentido, observou-se que a maioria dos estudantes que se envolveu nas atividades trabalhadas em sala de aula, apresentou melhores resultados nas avalições e, principalmente, na argumentação e discussão sobre a utilização dos conceitos de ácidos e bases. O Produto Educacional encontra-se disponível no portal EduCapes:
Abstract: The chemistry teaching is still distant from the student’s reality and is remarkable the necessity to improve the school learning, promoting a contextualized and meaningful teaching. Many authors see the contextualized teaching as a possibility of changing the meaning about chemical concepts. Connected to this, the use of different strategies and tools could facilitate the student’s learning. Thus, the aim of this work was elaborate and applied a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) as a way to detect meaningful learning evidences related of chemistry concepts about acids and bases. The work is linked to Theoretical-Methodological Fundamentals for the Mathematics and Science Education research line (PPGECM/UPF). The cognitivist and constructivist theory of David Ausubel, named Meaningful Learning Theory (MLT), was the theoretical basis that guided this research. The PMTU, educational product elaborated, has as teaching learning strategy the experimentation, the text reading and the computer simulation. It was developed with 29 second year’ students of public high school from Água Santa – RS. The application of pre- and post- test, individual somative evaluation, the collaborative activities and the teacher registers, realized during the PMTU development, was the tools for data collection. The analyses had qualitative and quantitative approach. On the individual somative evaluation, 52% of students obtained one percentage of correct answers greater than 70% and in pre- and post-test comparison observed that students advanced in chemical concepts construction, both in right answers and responses elaboration, which was more structured and related to the contents. In this way, it was observed that the majority students who was involved with proposed activities in classroom showed better results in evaluation and, mainly, in the argumentation and discussion about the use of acids and bases concepts. The educational product is now available in the EduCapes portal: <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430285>.
Keywords: Química Métodos de ensino
Química (Ensino médio)
Química - Estudo e ensino
Quiimica- Experiências
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEG
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: STEFINI, José Augusto. Contextualizando conceitos de ácidos e bases no ensino médio por meio de uma UEPS. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1640
Issue Date: 27-Sep-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jose Augusto Stefini dissertação e produto.pdfDissertação José Augusto Stefini4.14 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.