Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1605
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSmaniotto, Daiana Michelle-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8212287121323952por
dc.contributor.advisor1Dalbosco, Claudio Almir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1671875455751185por
dc.date.accessioned2019-01-03T13:38:52Z-
dc.date.issued2015-10-20-
dc.identifier.citationSMANIOTTO, Daiana Michelle. Autonomia, autoridade e formação moral em Kant e Piaget. 2015. 59 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015. por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1605-
dc.description.resumoO presente estudo insere-se no campo da Filosofia de Educação, com o objetivo de discutir o papel do adulto e do grupo no processo de formação do sujeito moral em Kant e Piaget. A problemática da pesquisa centra-se na seguinte questão: o que significa educar para a autonomia e a moralidade nos estudos de Kant e do Jovem Piaget? O tratamento da questão pressupõe a investigação do modo como Kant e Jean Piaget compreenderam o exercício da autoridade nas relações pedagógicas e sociais. Para tanto, realiza-se a pesquisa centrando o estudo sobre passagens das obras Sobre a Pedagogia de Kant, Kant & a Educação de Dalbosco, Sobre a Pedagogia e O Juízo moral na criança de Jean Piaget. Acredita-se que parte significativa das teses de Kant em torno da formação moral infantil se mantém atual, em consonância com as pesquisas experimentais e empíricas da psicologia genética realizadas pelo Jovem Piaget. O aspecto central do texto está no desenvolvimento da autonomia e formação moral infantil, frente à tensão entre heteronomia e autonomia na relação entre crianças e adultos. Para Kant e Piaget a consciência moral infantil não é inata, ou seja, ela resulta do desenvolvimento racional e das relações sociais estabelecidas entre pessoas. Contudo, Kant propõe a relação entre adultos e crianças, enquanto Piaget defende as relações das crianças com seus pares da mesma idade, considerando a existência de “sociedades infantis espontâneas”. Para Piaget, essas relações infantis desenvolvem-se de forma muito importante na reciprocidade e na cooperação, aspectos fundamentais na formação da moralidade e do próprio pensamento.por
dc.description.abstractThis study is part of the Education Philosophy field, in order to discuss the adult role in the formation of the moral subject process in Kant and Piaget. The issue of research focuses on the question: what does it significate to educate for autonomy and morality in studies of Kant and of the Young Piaget? The question treatment presupposes the in vestigation on how Kant and Jean Piaget understood the exercise of authority in educational and social relationships. For this, is has been realized the research focusing the study on passages from the works On the pedagogy of Kant, Kant & education of Dalbosco, About the education and the moral judgment on the child of Jean Piaget. It is believed that a significant part of the thesis of Kant around children's moral formation remains current, consistent with experimental and empirical researches of genetic psychology carried out by the young Piaget. The central aspect of the text is in the development of autonomy and children’s moral education against tension between autonomy and heteronomy in the relationship between children and adults. For Kant and Piaget children's moral conscience is not innate, that is, it results from the rational development and social relations between people. However, Kant proposes the relationship between adults and children, while Piaget defends children's relationships with thei r peers of the same age, considering the existence of "spontaneous children's societies." For Piaget, these child relationships are developed in a very important way of reciprocity and cooperation, key aspects in the formation of morality and their own thought.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2019-01-03T13:38:52Z No. of bitstreams: 1 2015DaianaSmaniotto.pdf: 338884 bytes, checksum: f88fcae3f6ab93479043cb4e589e1468 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-03T13:38:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015DaianaSmaniotto.pdf: 338884 bytes, checksum: f88fcae3f6ab93479043cb4e589e1468 (MD5) Previous issue date: 2015-10-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento moralpor
dc.subjectAutoridadepor
dc.subjectEnsinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAutonomia, autoridade e formação moral em Kant e Piagetpor
dc.title.alternativeAutonomy, authority and moral formation in Kant and Piageteng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015DaianaSmaniotto.pdfDissertação de Daiana Smaniotto464.07 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.