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dc.creatorSilva, Taís Renata Schaeffer da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7396917251797937por
dc.contributor.advisor1Samudio Pérez, Carlos Ariel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5295520104954784por
dc.date.accessioned2018-12-17T18:14:44Z-
dc.date.issued2018-04-20-
dc.identifier.citationSILVA, Taís Renata Schaeffer da. Leis de Newton: uma sequência didática para o Ensino Médio fundamentada na teoria da aprendizagem significativa. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1568-
dc.description.resumoAs atuais demandas da sociedade apontam a necessidade de mudanças no contexto educacional, nesse sentido, emerge a busca por envolver os estudantes na construção do seu conhecimento, tornando-os mais ativos no processo de ensino-aprendizagem, valorizando suas experiências e saberes anteriores, possibilitando o aumento da criticidade e estimulando o diálogo em sala de aula. No ensino de Física, em especial no Ensino Médio, observam-se inúmeras ações por parte dos professores para facilitar e qualificar o processo de ensino, aproximando os conceitos estudados em sala de aula do cotidiano dos educandos. Nesse sentido, o presente estudo busca desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta didática apoiada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Para tanto, o trabalho desenvolve uma sequência didática estruturada em 11 encontros para o ensino de Leis de Newton, de modo a avaliar a viabilidade da proposta. O estudo apresenta como questionamento norteador: Quais as potencialidades e limites de uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa para abordagem das Leis de Newton? Para responder a essa questão, o estudo caracteriza-se como de natureza qualitativa e utiliza como instrumentos para coleta de dados e avaliação da viabilidade da proposta pré-teste, pós-teste e o Diário de Bordo, os quais são analisados segundo a análise de conteúdo, em concordância com as ideias Bardin (2004). A aplicação da proposta didática ocorreu em uma turma de primeira série do Ensino Médio de uma escola pública do município de Passo Fundo, RS, no segundo semestre de 2017. Os resultados do estudo apontam um envolvimento mais significativo dos estudantes durante as aulas, bem como, indícios de captação de significados e compreensão dos conceitos relacionados às Leis de Newton. Esta dissertação acompanha um produto educacional que consiste em um material de apoio aos professores, no qual as estratégias didáticas e as atividades utilizadas na aplicação da proposta são descritas, o qual encontra-se disponível no portal EduCapes no endereço .por
dc.description.abstractThe current demands of society point to the need for changes in the educational context, in this sense, emerges the search for to involve students in building their knowledge, enhancing their experiences and previous knowledges – increasing the criticality and dialogue in the classroom. In physics teaching, especially in High School, there are innumerable actions by the teachers to facilitate and qualify the teaching process, bringing the concepts studied in the classroom to the students' daily lives. In this sense, the present study seeks develop, apply and evaluate a didactic proposal based on the Theory of Significant Learning by David Ausubel. The study develops a didactic sequence was structured in eleven meetings for the teaching of Newton's Laws, so to analyze the relevance of the proposal regarding its feasibility . The study presents a guiding question: What are the potenti alities and limits of a didactic sequence based on the Significant Learning Theory to approach Newton's Laws?Seeking to answer these question, the study is characterized as qualitative and use as tools for data collection and evaluation of the feasibilit y of the pre-test proposal, post -test and the Logbook, which are analyzed according to the content analysis, in agreement with the ideas Bardin (2004). The project was conducted in the second semester of 2017 at a public school located in the Municipality of Passo Fundo/RS, with students in the 1st year of high school. In general, the results obtained show the students involvement during the classes, such as the comprehension of the Newton’s laws concepts. This dissertation accompanies an educational product that consists of a material to support teachers, in which the didactic strategies and activities used in the application of the proposal are described , which is available on the EduCapes portal at the address <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206802>.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-12-17T18:14:44Z No. of bitstreams: 1 2018TaisRenataSchaefferSilva.pdf: 1808433 bytes, checksum: 8e27096318ce39469be94abc0022d786 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-17T18:14:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018TaisRenataSchaefferSilva.pdf: 1808433 bytes, checksum: 8e27096318ce39469be94abc0022d786 (MD5) Previous issue date: 2018-04-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEGpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFísicapor
dc.subjectMétodos de ensinopor
dc.subjectEstudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleLeis de Newton: uma sequência didática para o Ensino Médio fundamentada na teoria da aprendizagem significativapor
dc.title.alternativeNewton's laws: a didactic sequence for high school based on the theory of meaningful learningeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

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