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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os jogos digitais como qualificadores de aprendizagem de frações
Título(s) alternativo(s): Digital games as fractional learning qualifiers
Autor: Boszko, Leandro 
Primeiro orientador: Trentin, Marco Antônio Sandini
Resumo: O presente trabalho traz em seu teor a narrativa e a discussão da aplicação de um produto educacional em forma de sequenciamento didático, voltado ao ensino de frações, sob a luz da teoria da representação semiótica de Reymond Duval somada à teoria histórico-cultural de Vygotsky. Foi baseado no entendimento de que o aluno pode interpretar diferentes formas de representação de um mesmo número, e isso pode ser potencializado com a utilização de jogos digitais, tão difundidos no modus vivendi atual. Nesse contexto, essa dissertação se insere na linha de pesquisa ¿Tecnologias de informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática¿. A sequência didática foi aplicada em uma turma de oitavo ano de uma escola indígena de ensino fundamental. Comumente o tópico abordado nesta sequência didática é trabalhado em turmas do sexto ano porém, por uma questão étnico-cultural, a sequência normal dos conteúdos programáticos fica fragilizada. Outro fator que deve ser considerado é a falta de contato destes alunos com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Porém, deve-se relevar a observação de que houve fácil assimilação destes quando apresentados a estas. Como resultado podemos afirmar que este trabalho colaborou significativamente para o processo de processo de aprendizagem de conteúdos relativos a frações, identificando de que maneira esta sequência contribuiu para o processo de ensino e de aprendizagem dos conceitos relacionados a este conteúdo, em especial o de parte-todo e suas equivalências, podendo ser utilizada como um recurso didático pedagógico pelos profissionais da educação quando trabalharem com estes conceitos. Por fim, destaca-se que esta dissertação é acompanhada de um produto educacional que reúne o material utilizado nos encontros e a sequência didática desenvolvida, o qual encontra-se disponível no portal EduCapes, no endereço .
Abstract: The present work brings in its content the narrative and the discussion of the application of an educational product in the form of didactic sequencing, directed to the teaching of fractions, under the light of the semiotic representation theory of Reymond Duval added to the historical-cultural theory of Vygotsky. It was based on the understanding that the student can interpret different forms of representation of the same number, and this can be enhanced with the use of digital games, so widespread in the current modus vivendi. In this context, this dissertation is inserted in the line of research “Information, communication and interaction technologies applied to Science and Mathematics teaching”. The didactic sequence was replicated in an eighth grade class of an indigenous elementary school. Commonly, the topic covered in this didactic sequence is worked in sixth-grade classes, but because of an ethniccultural issue, the normal sequence of programmaticcontent becomes fragile. Another factor that must be considered is the lack of contact of these students with Information and Communication Technologies. However, it should be noted that there was an easy assimilation of these when presented to them. As a result, we can affirm that this work contributed significantly to the process of learning the contents of fractions, identifying in what way this sequence contributed to the process of teaching and learning concepts r elated to this content, especially the part-whole and its equivalences, and can be used as a pedagogical didactic resource by the professionals of education when working with these concepts. Finally, it is emphasized that this dissertation is accompanied by an educational product that gathers the material used in the meetings and the didactic sequence developed, which is available on the EduCapes portal, at the address <http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206989>.
Palavras-chave: Matemática
Métodos de ensino
Frações
Jogos
Matemática
Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade de Passo Fundo
Sigla da instituição: UPF
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEG
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: BOSZKO, Leandro. Os jogos digitais como qualificadores de aprendizagem de frações. 2018. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1566
Data de defesa: 27-Mar-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

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