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dc.creatorMartins, Amilton Rodrigo de Quadros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1924119407995975por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Adriano Canabarro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1841882790688813por
dc.date.accessioned2018-08-27T18:40:59Z-
dc.date.issued2017-08-25-
dc.identifier.citationMARTINS, Amilton Rodrigo de Quadros. Uma experiência de utilização da robótica educacional como provocadora do estado de flow visando potencializar a capacidade de resolução de problemas e a criatividade. 2017. 256 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1489-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo compreender qual o potencial da Robótica Educacional provocar experiências de FLOW (Mihaly Csikszentmihalyi) e com isso desenvolver a criatividade, tendo como público-alvo, seis estudantes de 8º ano fundamental de uma escola pública de Passo Fundo-RS. Os instrumentos de coleta foram a aplicação do teste psicológico TCFI - Teste de Criatividade Figural Infantil, no início e final da pesquisa, além de observações, registros do nível de FLOW pelo instrumento ESM - Experience Sample Method, gravação de áudio e vídeo e grupos focais, durante a execução de 14 oficinas de Robótica Educacional utilizando a aprendizagem baseada em problemas - PBL. Após a análise do ESM, foi possível a identificação de experiências autotélicas de FLOW, e por meio do registro de áudio e vídeo, foram analisados os processos de inferência de hipóteses dos participantes, como é descrito pelas fases do Pensamento Reflexivo (John Dewey). Foram feitas análises gerais por oficina e por sujeito, além do detalhamento dos vídeos e grupos focais, obtendo como resultado a identificação das potencialidades e fragilidades da metodologia, propostas de melhorias e ajustes no material e tecnologia, além da identificação das estratégias mais assertivas de resolução de problemas usadas pelos estudantes. Os resultados do TCFI, apontaram evolução dos sujeitos em todas características criativas avaliadas, com grande destaque para ¿extensão dos limites¿ e ¿originalidade¿. Por fim, as análises apontam para a metodologia criada e a Robótica Educacional como conjunto de alto potencial para promover pensamento reflexivo e experiências autotélicas de FLOW, e com isso desenvolver a criatividade.por
dc.description.abstractThe present research aims to understand the potential of Educational Robotics to provoke FLOW experiences, founded by Mihaly Csikszentmihalyi, aiming to develop creativity. The instruments of research were the observation, audio and video recording, the application of psychological tests and focus groups, during the execution of 14 workshops of Educational Robotics in a class of 8º fundamental year, using problem-based learning - PBL. After analyzing the ESM - Experience Sample Method, it was possible to identify FLOW's autotelic experiences, and through audio and video recording, identify the participants hypothesis inference processes were analyzed in relation to the phases of John Dewey's reflective thinking. It was made analyzes from workshops and students, as well as the detailing of the videos and focus groups, resulting in the identification of potentialities and fragilities of the methodology, proposals for improvements and adjustments in material and technology, as well as the identification of the most assertive problem-solving strategies used by students. Also, the application of the TCFI - Teste de Criatividade Figural Infantil (Children's Figural Creativity Test), pointed out the students evolution in all creative characteristics evaluated, with great emphasis on the “extension of the limits” and “originality”. Finally, the analyzes point to the methodology created and Educational Robotics as a set of high potential to promote reflexive thinking and FLOW's autotelic experiences, developing the creativity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-08-27T18:40:59Z No. of bitstreams: 1 2017AmiltonMartins.pdf: 5339848 bytes, checksum: e0ce0dd349fc70bd795624943a6b7a7b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-27T18:40:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017AmiltonMartins.pdf: 5339848 bytes, checksum: e0ce0dd349fc70bd795624943a6b7a7b (MD5) Previous issue date: 2017-08-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRobóticapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEducação e ensinopor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUma experiência de utilização da robótica educacional como provocadora do estado de flow visando potencializar a capacidade de resolução de problemas e a criatividadepor
dc.title.alternativeAn experience of using educational robotics as a provocation of the state of flow in order to increase the capacity for problem solving and creativityeng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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