Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1436
Tipo do documento: Dissertação
Título: Explorando a informática educativa como alternativa de ensino da geometria plana na educação básica
Título(s) alternativo(s): Exploring educational computing as an alternative to teaching flat geometry in basic education
Autor: Saúgo, Caroline 
Primeiro orientador: Teixeira, Adriano Canabarro
Resumo: O presente trabalho pertencente à linha de pesquisa: Tecnologias de informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e à linha de pesquisa Tecnologias e Metodologias de Inclusão Digital do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital. Tem como insumo o conteúdo de geometria plana, especificamente no oitavo ano do ensino fundamental. Seu objetivo é explorar a informática educativa para a compreensão de quadriláteros notáveis a partir de uma sequência didática, especificamente criada para este fim. Nesta proposta, registrada e sistematizada em um blog, o professor atua como um mediador do conhecimento, orientando o aluno e propiciando uma aprendizagem significativa e ativa. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos durante as aulas de Matemática, onde os alunos utilizaram recursos na web para pesquisa de conceitos e figuras, sistematizaram e realizaram uma apresentação coletiva com o uso do Google Drive, onde foi possível aos alunos interagir e expor suas ideias. Deste modo, foi realizado um seminário com a turma para que os alunos pudessem expor o que entenderam e a professora intervir com os conceitos matemáticos formais. Para finalizar as atividades, os alunos utilizaram a programação de computadores com o uso do software Scratch, onde realizaram a última tarefa desta sequência. Metodologicamente caracteriza-se, em função do objetivo geral, como qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários aplicados no Google Drive e observações feitas para análise. Através da análise, percebeu-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especialmente os softwares de programação podem auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico, na motivação dos estudantes ao aprender algo novo e na compreensão de conceitos matemáticos, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativo e prazeroso.
Abstract: This study belongs to the research line: Information Technologies, Communication and Interaction Applied to the Teaching of Science and Mathematics, from the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching (PPGECM); and the research line Technology and Digital Inclusion Methodologies from the Group of Study and Research on Digital Inclusion. It has, as its input, the contents of plane geometry, specifically in the eighth year of elementary school. Its goal is to explore the potential of computer programming for the understanding of the notable quadrilaterals, from a didactic sequence created specifically to this purpose. In this proposal, recorded and systematized in a blog, the teacher acts as a knowledge mediator, guiding students and providing meaningful and active learning. The methodological procedures were developed during math classes where students used web resources to search for concepts and figures, systematized and made a collective presentation using Google Drive, where it was possible for the students to interact and express their ideas. Thus, a seminar was held with the class so that the students could show their understanding and the teacher could intervene with formal mathematical concepts. To conclude the activities, the students used computer programming with the software Scratch, which was the last task of the sequence. Methodologically it is characterized, depending on the general purpose, as qualitative, having as data collection instruments questionnaires applied using Google Drive and videos of the didactic application for analysis. Through the analysis, it was noticed that the Information and Communication Technologies (ICT), especially the programming software, can assist in the development of logical reasoning in students' motivation to learn something new and in the understanding of mathematical concepts, making the process of teaching and learning more meaningful and enjoyable.
Palavras-chave: Geometria plana
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Teoria da aprendizagem
Educação - Estudo e ensino
Flat geometry
Computer-aided teaching
Educational technology
Theory of learning
Education - Study and teaching
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade de Passo Fundo
Sigla da instituição: UPF
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEG
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SAÚGO, Caroline. Explorando a informática educativa como alternativa de ensino da geometria plana na educação básica. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1436
Data de defesa: 21-Mar-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016Caroline Saugo.pdfDissertação Caroline Saúgo1,83 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.