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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise estrutural dos perfis de sustentação de um elevador de canecas
Other Titles: Structural analysis of lift profiles of a lift of mugs
???metadata.dc.creator???: Brambatti Junior, Nelson
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Walber, Márcio
???metadata.dc.description.resumo???: Uma unidade de armazenagem de grãos é composta por silos armazenadores, secadores de grãos, transportadores de grãos, entre outros. O transportador do tipo elevador de canecas tem a função do transporte vertical dos grãos. O suporte estrutural do elevador de canecas é realizado através dos módulos de sustentação, que além de resistir ao seu próprio peso deve suportar cargas devido à ação do vento e à movimentação dos grãos com segurança e confiabilidade. O módulo de sustentação é formado, principalmente, por duas calhas, as quais são compostas por perfis formados a frio. O presente trabalho analisou o comportamento estrutural da calha utilizada no módulo de sustentação de um elevador de canecas. Os perfis formados a frio quando unidos compõem a calha, que tem como função isolar os grãos no momento do transporte vertical e, principalmente, suportar todas as solicitações que estão submetidas no elevador de canecas. Primeiramente, foram submetidas as forças externas atuantes no equipamento, atribuído os vínculos estruturais de fixação e as demais condições de contorno que representam as condições reais, em um modelo global numérico do elevador de canecas. E assim, obter os esforços internos dos elementos para utilizar na análise individual da calha do módulo de sustentação. Posteriormente, foi analisado o comportamento estrutural e calculado a carga de colapso da calha através de três métodos distintos: método da largura efetiva (MLE) segundo os procedimentos da norma ABNT NBR 14762:2010; ensaio experimental de compressão com carga centrada e o método de elementos finitos (MEF), utilizando uma análise não linear e levando em consideração a não linearidade física e geométrica bem como as imperfeições geométricas iniciais. Foram utilizados os resultados do ensaio experimental para validar as condições de contorno e definir a forma de atribuição das imperfeições geométricas iniciais no modelo numérico. Por meio dos três métodos foi possível definir que o colapso da calha é influenciado predominantemente pela flambagem local. Por fim, utilizando os resultados da carga de colapso do ensaio experimental como base, foi possível comparar os resultados obtidos pelo MLE e MEF verificando-se uma diferença de 6,8% e 11%, respectivamente.
Abstract: A grain storage unit contain grain bins, grain dryers, grain conveyors, among others. The bucket elevator is a conveyor that has the function of vertical transport of grain. The structural support of the bucket elevator is accomplished through the support module, which in addition to resist its own weight it should support loads due to wind and the movement of grain safely and reliably. The support module is formed mainly by two casings, which one is composed of cold-formed steel structural members. This study examined the structural behavior of the support module casings used to support of a bucket elevator. When the cold-formed steel members are putting together, they form the casing that serves to isolate the grain at the vertical transport and mainly support all loads that are submitted in the bucket elevator. First, the external loads were subjected on the equipment, attributed the structural links fixing and other boundary conditions representing the actual conditions in a numerical model of the bucket elevator. So, get the internal efforts of the elements for use in the analysis in the individual support module. Subsequently, it was analyzed the structural behavior and calculated the collapse load of the casing through three different methods: method of effective width according to the procedures of the ABNT NBR 14762: 2010; compression experimental test with centered load; and finite element method (FEM) using a nonlinear analysis and taking into account the physical and geometric nonlinearity, and the initial geometric imperfections. It was used the results of the experimental test to validate the boundary conditions and define the form to attribute the initial geometric imperfections in the numerical model. Through the three methods was possible to define that the collapse of the casing is influenced predominantly by the local buckling. Finally, using the collapse load of the experimental test results as a basis it was possible to compare the results obtained by method of effective width and finite element method, which obtains a difference of 6.8% and 11%, respectively.
Keywords: Elevadores
Flambagem
Grãos
Engenharia de produção.
Lifts
Bending
Grains
Production engineering
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FEAR
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação
Citation: BRAMBATTI JUNIOR, Nelson. Análise estrutural dos perfis de sustentação de um elevador de canecas. 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado em Projeto e Processos de Fabricação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1435
Issue Date: 12-Jan-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação

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