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Tipo do documento: Dissertação
Título: Comportamento de material de reciclagem profunda de pavimento estabilizado com nata de cimento
Título(s) alternativo(s): Behavior of deep recycling material of stabilized pavement with cement cream
Autor: Ferreira, Matheus De Conto 
Primeiro orientador: Thomé, Antônio
Resumo: A remoção de um pavimento antigo gera uma grande quantidade de material, o qual pode causar impactos ambientais devido a sua disposição incorreta no ambiente. A utilização da reciclagem de pavimentos vem aumentando no mundo devido às vantagens que esta solução proporciona, como o aproveitamento dos agregados e ligantes do pavimento deteriorado, possível redução de custos e do consumo de energia, e a preservação do meio ambiente. Um dos agentes estabilizantes mais utilizados no processo de reciclagem de pavimentos é o cimento Portland, o qual gera um pavimento mais resistente e durável. Porém, quando aplicado em estado seco pode causar problemas, principalmente ameaçando à saúde das pessoas devido à inalação da poeira do cimento, tornando-se assim uma técnica restrita em áreas urbanas. Uma solução para resolver o problema deste pó gerado é a utilização do cimento em forma de nata, reduzindo os impactos ambientais e evitando os prejuízos à saúde das pessoas. Assim, o objetivo geral deste trabalho é avaliar o comportamento mecânico de misturas oriundas de reciclagem profunda de pavimento com a adição de nata de cimento. Em uma primeira etapa, foi realizada a caracterização dos materiais utilizados no estudo. Após, foram obtidas as resistências à compressão simples RCS das misturas recicladas para 5 consumos de cimento, obtendo-se um consumo ótimo para as misturas recicladas de 3,63% (70 kg/m³) em relação à massa seca. O valor médio de RCS encontrado para a mistura ótima foi de 3,19 MPa e o valor médio de tração na flexão foi de 0,71 MPa. Também foi verificada para esta mistura reciclada a vida de fadiga e os módulos de resiliência considerando 3 relações de tensões aplicadas (0,75; 0,60 e 0,45 da tensão de ruptura). Os módulos obtidos apresentaram-se baixos (variando de 855 MPa a 126 MPa) quando comparados valores encontrados para materiais cimentados. Com os resultados obteve-se também a curva de fadiga que apresentou um coeficiente de regressão R² igual a 0,9564.
Abstract: Removing an old pavement generates a large amount of material, which can cause environmental impacts due to its improper disposal in the environment. The use of recycling pavement is increasing worldwide due to the advantages that this solution provides, such as the use of aggregates and binders of deteriorated pavement, possible reduce costs and energy consumption, and environmental preservation. One stabilizing agents commonly used in recycling pavement process is Portland cement, which generates a more rugged and durable surface. However, when applied to dry can cause problems, particularly threatening to people's health due to cement dust inhalation, thus becoming a restricted technique in urban areas. A solution to the problem of the dust generated is the use of cement slurry, reducing environmental impacts and avoiding damage to people's health. Therefore, the objective of this study is to evaluate the mechanical behavior of mixtures originating from full depth reclamation with the addition of cement slurry. In the first stage it was carried out to characterize the materials used in the study. After that, the unconfined compression strength UCS mixtures recycled to 5 cement content were obtained, obtaining a great content for recycled mixtures of 3.63% (70 kg/m³) in the dry mass. The average UCS found for the optimum mix was 3,19 MPa and the average value of the flexural tensile strength was 0,71 MPa. It was also verified for this mixture recycled the fatigue life and the resilience modules considering 3 strain relations applied (0,75; 0,60 and 0,45 of the breaking strain). The modules obtained were low (range 855 MPa to 126 MPa) compared to values found cemented materials. The results obtained are also the fatigue curve showed an R² regression coefficient of 0,9564.
Palavras-chave: Pavimentos
Cimento asfáltico
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Área(s) do CNPq: OPERACOES DE TRANSPORTES::ENGENHARIA DE TRAFEGO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade de Passo Fundo
Sigla da instituição: UPF
Departamento: Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FEAR
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental
Citação: FERREIRA, Matheus De Conto. Comportamento de material de reciclagem profunda de pavimento estabilizado com nata de cimento. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1417
Data de defesa: 18-Apr-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

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