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dc.creatorFerreira, Matheus De Conto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0853823401390181por
dc.contributor.advisor1Thomé, Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2522985431702727por
dc.date.accessioned2018-06-13T17:15:34Z-
dc.date.issued2016-04-18-
dc.identifier.citationFERREIRA, Matheus De Conto. Comportamento de material de reciclagem profunda de pavimento estabilizado com nata de cimento. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1417-
dc.description.resumoA remoção de um pavimento antigo gera uma grande quantidade de material, o qual pode causar impactos ambientais devido a sua disposição incorreta no ambiente. A utilização da reciclagem de pavimentos vem aumentando no mundo devido às vantagens que esta solução proporciona, como o aproveitamento dos agregados e ligantes do pavimento deteriorado, possível redução de custos e do consumo de energia, e a preservação do meio ambiente. Um dos agentes estabilizantes mais utilizados no processo de reciclagem de pavimentos é o cimento Portland, o qual gera um pavimento mais resistente e durável. Porém, quando aplicado em estado seco pode causar problemas, principalmente ameaçando à saúde das pessoas devido à inalação da poeira do cimento, tornando-se assim uma técnica restrita em áreas urbanas. Uma solução para resolver o problema deste pó gerado é a utilização do cimento em forma de nata, reduzindo os impactos ambientais e evitando os prejuízos à saúde das pessoas. Assim, o objetivo geral deste trabalho é avaliar o comportamento mecânico de misturas oriundas de reciclagem profunda de pavimento com a adição de nata de cimento. Em uma primeira etapa, foi realizada a caracterização dos materiais utilizados no estudo. Após, foram obtidas as resistências à compressão simples RCS das misturas recicladas para 5 consumos de cimento, obtendo-se um consumo ótimo para as misturas recicladas de 3,63% (70 kg/m³) em relação à massa seca. O valor médio de RCS encontrado para a mistura ótima foi de 3,19 MPa e o valor médio de tração na flexão foi de 0,71 MPa. Também foi verificada para esta mistura reciclada a vida de fadiga e os módulos de resiliência considerando 3 relações de tensões aplicadas (0,75; 0,60 e 0,45 da tensão de ruptura). Os módulos obtidos apresentaram-se baixos (variando de 855 MPa a 126 MPa) quando comparados valores encontrados para materiais cimentados. Com os resultados obteve-se também a curva de fadiga que apresentou um coeficiente de regressão R² igual a 0,9564.por
dc.description.abstractRemoving an old pavement generates a large amount of material, which can cause environmental impacts due to its improper disposal in the environment. The use of recycling pavement is increasing worldwide due to the advantages that this solution provides, such as the use of aggregates and binders of deteriorated pavement, possible reduce costs and energy consumption, and environmental preservation. One stabilizing agents commonly used in recycling pavement process is Portland cement, which generates a more rugged and durable surface. However, when applied to dry can cause problems, particularly threatening to people's health due to cement dust inhalation, thus becoming a restricted technique in urban areas. A solution to the problem of the dust generated is the use of cement slurry, reducing environmental impacts and avoiding damage to people's health. Therefore, the objective of this study is to evaluate the mechanical behavior of mixtures originating from full depth reclamation with the addition of cement slurry. In the first stage it was carried out to characterize the materials used in the study. After that, the unconfined compression strength UCS mixtures recycled to 5 cement content were obtained, obtaining a great content for recycled mixtures of 3.63% (70 kg/m³) in the dry mass. The average UCS found for the optimum mix was 3,19 MPa and the average value of the flexural tensile strength was 0,71 MPa. It was also verified for this mixture recycled the fatigue life and the resilience modules considering 3 strain relations applied (0,75; 0,60 and 0,45 of the breaking strain). The modules obtained were low (range 855 MPa to 126 MPa) compared to values found cemented materials. The results obtained are also the fatigue curve showed an R² regression coefficient of 0,9564.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2018-06-13T17:15:34Z No. of bitstreams: 1 2016MatheusDeContoFerreira.pdf: 2065812 bytes, checksum: ef6343a9d50f86be0feba8512c4ef842 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-13T17:15:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016MatheusDeContoFerreira.pdf: 2065812 bytes, checksum: ef6343a9d50f86be0feba8512c4ef842 (MD5) Previous issue date: 2016-04-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenharia e Arquitetura – FEARpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambientalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPavimentospor
dc.subjectCimento asfálticopor
dc.subjectReaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)por
dc.subject.cnpqOPERACOES DE TRANSPORTES::ENGENHARIA DE TRAFEGOpor
dc.titleComportamento de material de reciclagem profunda de pavimento estabilizado com nata de cimentopor
dc.title.alternativeBehavior of deep recycling material of stabilized pavement with cement creameng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

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