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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O desenvolvimento da empatia em um grupo de trabalhadoras na perspectiva teórico-metodológica da clínica psicodinâmica do trabalho
Other Titles: The development of empathy in a group of workers in the theoretical-methodological perspective of the psychodynamic work clinic
???metadata.dc.creator???: Kuhn, Marisa Canello 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Scortegagna, Silvana
???metadata.dc.description.resumo???: A empatia é considerada uma habilidade que beneficia as relações sociais e profissionais, devendo ser promovida, no contexto organizacional, por meio de métodos fidedignos. Nesta pesquisa buscou-se verificar a validade da intervenção, na perspectiva teórico-metodológica da Clínica Psicodinâmica do Trabalho, para o desenvolvimento da empatia no processo interrelacional em grupos de trabalho. Trata-se de uma pesquisa-ação - um estudo de intervenção não-controlado, chamada ¿antes e após¿, com um grupo experimental de 65 trabalhadoras, auxiliares de limpeza, entre 22 e 64 anos, procedentes de 13 unidades de ensino de uma Instituição de Ensino Superior (IES). A intervenção na perspectiva teórico-metodológica da Clínica Psicodinâmica do Trabalho, que prioriza a fala e a escuta das trabalhadoras, ocorreu em 09 grupos de 06 a 12 integrantes, em doze encontros quinzenais de uma hora, nas dependências da IES, no período de março a agosto de 2016. Além de um questionário sócio-demográfico aplicado pré intervenção e de protocolos de registro dos encontros, elaborados durante o processo de intervenção, foram utilizados o teste Palográfico e o Inventário de habilidades Sociais (IHS), administrados pré e pós intervenção. Foi utilizada a análise de discurso no levantamento e análise dos protocolos. A análise dos instrumentos palográfico e IHS foi realizada por meio dos testes estatísticos não-paramétricos Qui-Quadrado e McNemar ao nível de 5% de significância. Os resultados da análise dos protocolos indicaram melhora na qualidade das inter-relações, diminuição de conflitos, e o aumento do nível de empatia das participantes. A comparação entre os resultados pré e pós intervenção revelaram mudanças favoráveis nos resultados gerais do teste Palográfico, quanto ao contato social e afetivo (p = 0,0080) e o desejo de proximidade com os outros (p = 0,0104) e do IHS escore total, que equilibra recursos e déficits de habilidades sociais (0,0237). Na análise individual dos dois itens avaliados no teste Palográfico, houve uma redução muito significativa nas variáveis relacionadas à atitude de reserva (p = 0,0001) e à instabilidade nos relacionamentos (p = 0,0197); e houve um aumento muito significativo nas variáveis relativas à facilidade de adaptação (p = 0,0001), e ao relacionamento interpessoal equilibrado (p = 0,0147). No escores fatoriais do IHS, houve mudanças significativas no fator 1 ¿ enfrentamento e autoafirmação com risco, com aumento no repertório bastante elaborado (p = 0,0084) e diminuição no repertório inferior (p = 0,0040). Também no fator 3, conversação e desenvoltura social, com aumento significativo no repertório bastante elaborado (p = 0,0093) e diminuição no repertório inferior (p = 0,0005). Os resultados demonstraram que houve significativas mudanças positivas nas relações interpessoais entre as participantes deste grupo pesquisado, indicadoras de aumento da empatia entre elas. A presente pesquisa destaca a validade e a importância de promover o desenvolvimento de habilidades empáticas no contexto do trabalho, por meio da intervenção pautada no método da Clínica Psicodinâmica do Trabalho, a fim de proporcionar melhor interação e relacionamento interpessoal, bem como de favorecer o trabalho em equipe e minimizar conflitos.
Abstract: Empathy is considered an ability that benefits social and professional relationships and should be promoted in the organizational context through reliable methods. This study aimed to verify the validity of the intervention, in the theoretical-methodological perspective of the Psychodynamic Work Clinic, for the development of empathy in the inter-relational process in work groups. It is an action research - an uncontrolled intervention study, called "before and after", with an experimental group of 65 workers, cleaning assistants, between 22 and 64 years old, from 13 units of a Higher Education Institution (HEI). The intervention in the theoretical and methodological perspective of the Psychodynamic Work Clinic, which prioritizes the speech and listening of the workers, occurred in 09 groups of 06 to 12 members, in twelve fortnightly meetings, one hour each, in the premises of the HEI, in the period from March to August 2016. In addition to a pre-intervention socio-demographic questionnaire and registration protocols of the meetings, which were developed during the intervention process, the Palografic test and the Social Skills Inventory (IHS) were used, administered pre- and postintervention. Speech analysis was used in the collection and analysis of the protocols. The analysis of the palographic and IHS instruments was performed using the non-parametric QuiQuadrado and McNemar statistical tests at the 5% level of significance. The protocols analysis results indicated improvement in the quality of interrelationships, decrease of conflicts, and increase of the participants empathy level. In comparison between the pre and post intervention results, there were favorable changes in the general results of the Palographic test, regarding social and affective contact (p = 0.0080) and the desire for closeness to others (p = 0.0104) and IHS Total score, which balances resources and social skills deficits (0.0237). In the individual analysis of the two items evaluated in the Palographic test, there was a very significant reduction in the variables related to the reserve attitude (p = 0.0001) and the relationships instability (p = 0.0197); And there was a very significant increase in the variables related to the ease of adaptation (p = 0.0001), and balanced interpersonal relationship (p = 0.0147). In the factorial scores of the IHS, there were significant changes in factor 1 - coping and self-assertion with risk, with a very elaborated repertoire increase (p = 0.0 084) and a decrease in the inferior repertoire (p = 0.0040). Also in factor 3, with a significant increase in the very elaborate repertoire (p = 0.0093) and a decrease in the lower repertoire (p = 0.0005). The results showed that there were significant positive changes in the interpersonal relationships among the participants of this group, indicating an increase in the empathy between them. The intervention from the perspective of the Psychodynamic Work Clinic method proved to be valid in this process of change. The present research highlights the importance of promoting the development of empathic skills in the context of work, through the intervention based on the Psychodynamic Work Clinic method, in order to provide better interaction and interpersonal relationship, as well as to favor teamwork and minimize conflicts.
Keywords: Relações humanas
Empatia
Grupos de trabalho
???metadata.dc.subject.cnpq???: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – FEAC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citation: KUHN, Marisa Canello. O desenvolvimento da empatia em um grupo de trabalhadoras na perspectiva teórico-metodológica da clínica psicodinâmica do trabalho. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1411
Issue Date: 17-Apr-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração

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