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dc.creatorGrazziotin, Francine Zanchet-
dc.contributor.advisor1Golin, Tau-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3147241105057327por
dc.date.accessioned2018-01-10T17:53:51Z-
dc.date.available2012-05-08-
dc.date.issued2006-05-05-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/140-
dc.description.resumoEste trabalho pretende mostrar a criação e consolidação da Casa de Cinema de Porto Alegre como centro produtor de cinema fora do eixo Rio-São Paulo. Baseado em entrevistas com integrantes das várias fases e pesquisa bibliográfica, reconstitui-se a história da Casa e discute-se os filmes de curta-metragem lançados por eles e os filmes de longa-metragem:Tolerância, Houve uma vez dois verões, O homem que copiava e Meu tio matou um cara. O início da Casa de Cinema se deu na forma de cooperativa, em um dos períodos mais conturbados da cinematografia brasileira, no final da década de 1980, com o sucateamento da Embrafilme (Empresa Brasileira de Filmes) e sua extinção de fato e de direito, com o então presidente da República Fernando Collor de Mello, em 12 de abril de 1990. Por volta de 1992, a Casa deixa de ser uma cooperativa para assumir a forma jurídica de uma empresa produtora de cinema, com seis sócios, como se apresenta até hoje. No que tange à produção em longa metragem, será realizada uma ligação da ficção com a realidade, evidenciando o enredo, a estética, o perfil dos personagens principais e a época histórica, em que se pretende estabelecer uma comparação entre a ficção e a realidadepor
dc.description.abstractCe travail prétend montrer la création et la consolidation de la Maison de Cinéma de Porto Alegre comme un centre producteur de cinéma hors du centre du pays. Basé aux interviews realisés avec les intégrants de ses plusieurs moments et à la recherche bibliographique, on pourra reconstituer l histoire de la Maison et débattre les films courtmétrage qu ils ont lancé et les films long-métrage Tolerance, Two Summers, The man who copied et Meu tio matou um cara. La maison a commencé comme une coopérative, dans une des périodes les plus troublées de la cinématographie brésilienne. À la fin des années 1980 l'Embrafilme (Entreprise Brésilienne des Films) subissait une destruction progressive et a été finalement éteinte de fait et de droit au 12 avril 1990 par le Président de la République à l'époque Fernando Collor de Mello. Vers 1992, la Maison a quitté son organisation de coopérative pour acquérir la forme juridique d'une entreprise productrice de cinéma avec six associés, comme elle se présente jusqu'à aujourd'hui. Dans ce qui touche à la production des longs-métrage, on fera une liaison entre la ficcion et la réalité, mettant en relief l'intrigue, l'esthétique, les caractéristiques des personnages principaux et l'époque historique dans laquelle on prétend établir une comparaison entre la ficcion et la réalitéfra
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T17:53:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006FrancineGrazziotin.pdf: 1600668 bytes, checksum: f6d18e257a6e004ac567f932663e333f (MD5) Previous issue date: 2006-05-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCasa de Cinema de Porto Alegrepor
dc.subjectArte e cinema - Rio Grande do Sulpor
dc.subjectCinema - Porto Alegre (RS) - Históriapor
dc.subjectCinema - Produção e direção - Rio Grande do Sulpor
dc.subjectCasa de Cinema de Porto Alegre (Brazil)fra
dc.subjectArt and motion pictures - Rio Grande do Sul (Brazil)fra
dc.subjectMotion pictures - Porto Alegre (Brazil) - Historyfra
dc.subjectMotion pictures - Production and direction - Rio Grande do Sul (Brazil)fra
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApor
dc.titleA casa de cinema de Porto Alegre : o cinema geracionalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História



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