Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1361
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O perfil socioeconômico e a profissionalização do motofretista como fatores do comportamento e segurança no trânsito urbano no município de Pelotas/RS
Other Titles: The socioeconomic profile and professionalization of the motor pedestrian as factors of behavior and safety in urban traffic in the city of Pelotas / RS
???metadata.dc.creator???: Mascarenhas, Maria Angélica Bueno D' Avila 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Prietto, Pedro Domingos Marques
???metadata.dc.description.resumo???: As cidades são palco de permanentes contradições econômicas, sociais e políticas. Em meio ao trânsito urbano, as motocicletas surgem como mais um ator na disputa por espaço entre pedestres, ciclistas, condutores de automóveis, caminhões e ônibus. Devido à grande incidência de acidentes envolvendo motocicletas, surgiu a necessidade de estudar e compreender a participação do profissional motofretista nestas ocorrências. Como um modal em crescente expansão, somente no estado do Rio Grande do Sul, no período de 2011 a 2015, houve um crescimento de 20% na frota de motocicletas. Neste contexto, este estudo teve como objetivo principal investigar o perfil dos trabalhadores do setor de motofrete, capacitados, no município de Pelotas/RS, contrastando aspectos sócio culturais, estilo de vida e conduta no trânsito, com a incidência de envolvimento em acidentes e infrações, caracterizando, desta forma, o papel destes profissionais na mobilidade urbana, seu comportamento no trânsito, seus riscos, e demais particularidades. A metodologia deste trabalho teve início com o levantamento do número de motofretistas capacitados pelo curso especializado e com alvará da Prefeitura Municipal de Pelotas. A etapa seguinte consistiu na aplicação de questionário estruturado com trinta e duas perguntas envolvendo características sócio econômicas, profissionais, comportamentais e mobilidade urbana. Logo após foram comparados os dados obtidos com as estatísticas do DETRAN/RS, Brigada Militar e Secretaria de Transporte e Trânsito de Pelotas. Os resultados obtidos apontam que o motofretista não é o principal causador de acidentes de trânsito, sua postura e comportamento no trânsito são satisfatórios, dado este que corrobora as estatísticas dos órgãos fiscalizadores, e reforçam a idéia de que para um trânsito mais seguro, assim como a manutenção das vias e sinalização, também são necessários constantes investimentos em educação e fiscalização dos condutores de veículos.
Abstract: Cities are the stage of permanent economic, social, and political contradictions. Amidst the urban traffic, motorcycles become just another player in the competition for space among pedestrians, cyclists, car drivers, trucks, and buses. Due to the high incidence of accidents involving motorcycles, the need arose to study and understand the participation of the motorcycle courier in these occurrences. Composing a fleet in growing expansion, only in thestate of Rio Grande do Sul, in the period of 2011 to 2015, there was a 20% increase inthe motorcycle fleet. This study aims to determine the trained motorcycle courier professional´s profile in the city of Pelotas/RS, contrasting sociocultural aspects, lifestyle, and behavior in traffic, with the incidence of involvement in accidents and violations, characterizing this way, the role of these professionals in urban mobility behavior, its risks, and other features. The methodology of this work began with the survey of the number of motorcycle couriers trained by the specialized course and with a license from the Municipality of Pelotas. The next step consisted of the application of a structured questionnaire with thirty-two questions involving socioeconomic, professional, behavioral characteristics and urban mobility. Soon after, the data obtained with the statistics of DETRAN/RS, Military Brigade and Pelotas Transport and Transit Secretariat were compared. The results showed that the driver is not the main cause of traffic accidents, his posture and behavior in traffic are satisfactory, as this corroborates with the statistics of the supervisory bodies, and they share the idea that for a safer transit, such as the maintenance of roads and signaling, constant investments in the education and supervision of drivers of vehicles are also necessary.
Keywords: Transporte urbano
Acidentes de trânsito
Comportamento humano
Educação para segurança
Motociclistas
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FEAR
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental
Citation: MASCARENHAS, Maria Angélica Bueno D' Avila. O perfil socioeconômico e a profissionalização do motofretista como fatores do comportamento e segurança no trânsito urbano no município de Pelotas/RS. 2017. 79 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1361
Issue Date: 23-May-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017MariaAngelicaDavilaMascarenhas.pdfDissertação Maria Angélica Bueno D' Avila Mascarenhas2.15 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.