Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1338
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHagen, Desirê Neuwald Pauletti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985380669922271por
dc.contributor.advisor1Scortegagna, Helenice de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5787171593059168por
dc.date.accessioned2018-05-21T20:23:18Z-
dc.date.issued2016-08-19-
dc.identifier.citationHAGEN, Desirê Neuwald Pauletti. Repercussões do contato intergeracional no ambiente escolar. 2016. 86 f.Dissertação (Mestrado em Envelhecimento Humano) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1338-
dc.description.resumoEstudos enfocando relações intergeracionais, com uma proposta consistente de atividades que estimulem a relação entre gerações promovendo uma consciência gerontológica, ainda são escassos. Uma sociedade em constante transformação na sua estrutura etária necessita de intervenções capazes de despertar uma consciência gerontológica, pautada no respeito, quebra de preconceito, solidariedade e construção de novo paradigma. Dessa forma, este estudo se propõe a avaliar as implicações do contato intergeracional experimentado por escolares e idosos no contexto educacional. O estudo é um subprojeto da pesquisa intitulada ¿Educação gerontológica como estratégia promotora da interação multigeracional para o viver e envelhecer saudável¿. Os participantes foram escolares pré-adolescentes de uma escola do município de Passo Fundo e um grupo de idosas da comunidade local. Como instrumentos, foram utilizados: 1) questionário de caracterização sociodemográfica; 2) Escala Todaro para avaliação de atitudes de crianças em relação aos idosos; 3) escala de avaliação de atitudes em relação à velhice (Inventário Scheppard); e 4) oficinas de atividades educativas intergeracionais. Os dados foram analisados de duas formas diferentes, gerando, assim dois artigos científicos. A produção I, intitulada ¿Avaliação da atitude de crianças e idosos que participaram de oficinas intergeracionais¿ e trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa que possibilitou que se vislumbrasse que as atitudes de escolares e idosos se beneficiaram a partir do contato intergeracional. A produção II, intitulada ¿Vivência intergeracional no ambiente escolar: resultados de uma prática pautada na realização de atividades educativas intergeracionais¿, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, que mostrou o benefício do contato intergeracional tanto para os escolares quanto para os idosos.por
dc.description.abstractStudies focusing on intergenerational relations, with a consistent proposal of activities that foster the relationship between generations, promoting a gerontological awareness, are still scarce. A society in constant transformation in its age structure requires interventions able to raise a gerontological awareness based on respect, prejudice break, solidarity and on the construction of a new paradigm. Thus, this study aims to evaluate the implications of intergenerational contact experienced by schoolchildren and elderly people in the educational context. The study is a subproject of the study entitled "Gerontological education as a promoting strategy of multigenerational interaction for a healthy living and aging. The participants were preteen students of a school in the city of Passo Fundo and a group of elder women from the local community. As instruments, there were used: 1) a demographic characterization questionnaire; 2) the Todaro scale to assess children attitudes towards the elderly; 3) a rating scale of attitudes towards old age (Scheppard Inventory); and 4) workshops of intergenerational educational activities. The data were analyzed in two different ways, thus generating two scientific articles. Production I, entitled "Evaluation of the attitude of children and elderly who participated in intergenerational workshops", being a cross-sectional study of quantitative approach which enabled to envision that the attitudes of school children and the elderly benefited from intergenerational contact. Production II, entitled "Intergenerational experience in the school environment: results of a practice based on the performance of intergenerational educational activities", being a qualitative study, of the exploratory-descriptive type, which showed the benefit of intergenerational contact both for schoolchildren and the elderly.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2018-05-21T20:23:18Z No. of bitstreams: 1 2016DesireNeuwaldPaulettiHagen.pdf: 149278 bytes, checksum: d9bc56fd65a139fb0247fa9222f6d4f4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-21T20:23:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016DesireNeuwaldPaulettiHagen.pdf: 149278 bytes, checksum: d9bc56fd65a139fb0247fa9222f6d4f4 (MD5) Previous issue date: 2016-08-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFFpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Envelhecimento Humanopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelações intergeracionaispor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectEstudantespor
dc.subject.cnpqSAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.titleRepercussões do contato intergeracional no ambiente escolarpor
dc.title.alternativeRepercussions of intergeretional interaction in the school environmenteng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016DesireNeuwaldPaulettiHagen.pdfDissertação Desirê Neuwald Pauletti Hagen145.78 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.