Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1309
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação do ensino e grau de conhecimento de conteúdos de geriatria e gerontologia de acadêmicos de cursos de medicina brasileiros
Título(s) alternativo(s): Evaluation of teaching and degree of knowledge of geriatrics and gerontology contents of Brazilian medical students academics
Autor: Bonilla, José Maurício Vieira 
Primeiro orientador: Pasqualotti, Adriano
Primeiro coorientador: Gonçalves, Carla Beatrice Crivellaro
Resumo: Os cursos de Medicina estão formando profissionais generalistas, embasados em sistemas de ensino e infraestrutura que não acompanhou as demandas biopsicossocial do processo de envelhecimento humano. O objetivo da pesquisa foi avaliar o ensino e o grau de conhecimento de conteúdos de geriatria e gerontologia (GG) de estudantes de cursos de Medicina de instituições de ensino superior do Brasil. Trata-se de um estudo transversal. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário on-line auto respondível. Os dados foram analisados por meio da linguagem R. Para a avaliação dos fatores pesquisados sobre ensino e o grau de conhecimento foi utilizado os testes t de Student e exato de Fisher. O nível de significância adotado foi de p ¿ 0,05. Do total de 335 respondentes, 123 (36,7%) indicaram ter conhecimento sobre os gigantes da geriatria e 212 (63,3%) indicaram não ter conhecimento. Os estudantes dos cursos de Medicina possuem conhecimentos modestos a respeito dos principais temas abordados em GG. Novos estudos a respeito do tema devem ser desenvolvidos para melhor delinear o processo de ensino que é desenvolvido sobre GG nos cursos de Medicina no Brasil.
Abstract: Medical programs are training general practitioners, based on education and infrastructure systems that do not follow the biopsychosocial demands of the human aging process. The purpose of this research was to evaluate education and degree of knowledge of geriatrics and gerontology (GG) topics in students from medical programs of Higher Education Institutions in Brazil. The research is a cross-sectional study. Data was collected through the application of a self-administered online questionnaire and analyzed using R language. Student's t test and Fisher's exact test were applied for evaluation of the studied factors considering education and the degree of knowledge. Significance level p ≤ 0.05 was applied for statistical inference. Of the 335 respondents, 123 (36.7%) indicated to have knowledge about geriatrics giants and 212 63.3%) indicated they did not have knowledge of the subject. Results showed medical students have modest knowledge of the main topics included in geriatrics and gerontology. New studies on the subject should be executed to better delineate the education process developed on GG in Brazilian medical programs.
Palavras-chave: Gerontologia
Geriatria
Idosos
Medicina
Universidades e faculdades
Área(s) do CNPq: SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade de Passo Fundo
Sigla da instituição: UPF
Departamento: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF
Programa: Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano
Citação: BONILLA, José Maurício Vieira. Avaliação do ensino e grau de conhecimento de conteúdos de geriatria e gerontologia de acadêmicos de cursos de medicina brasileiros. 2017. 71 f. Dissertação (Mestrado em Envelhecimento Humano) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1309
Data de defesa: 3-Mar-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017JoseMauricioVieiraBonilla.pdfDissertação José Maurício Vieira Bonilla814,63 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.