Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1262
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGarcia, Ivete Nunes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6388427905124100por
dc.contributor.advisor1Dickel, Adriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1371923233740319por
dc.date.accessioned2018-05-08T18:57:28Z-
dc.date.issued2016-06-03-
dc.identifier.citationGARCIA, Ivete Nunes. Estratégias de leitura: processos de compreensão deflagrados por crianças de 5º ano diante do texto escrito. 2016. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1262-
dc.description.resumoA presente pesquisa trata das estratégias de leitura de leitores experientes descritas pela literatura especializada. Esse assunto tem muita relevância tanto em pesquisas acadêmicas quanto na escola, uma vez que as pessoas utilizam a leitura para ter acesso ao conhecimentohistoricamente acumulado, lançando mão de estratégias que lhes auxiliam a compreender o que estão lendo. São objetivos da investigação: reconhecer as estratégias de leitura utilizadas por alunos de um 5º ano, quando estão diante de um texto escrito; explorar o conceito de leitura com base em autores da perspectiva cognitiva e psicolinguística; problematizar o ensino da leitura no contexto escolar em confronto com as demandas provenientes das avaliações externas. Para atender a tais propósitos, foi realizado um estudo bibliográfico, ancorado em referenciais teóricos que versam sobre a leitura numa perspectiva psicolinguística, tomando como base os estudos de Smith (2003), Solé (1998), Kleiman (2013, 2010), Colomer e Camps (2002) e Girotto e Souza (2010). Além dos aportes teóricos, utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, envolvendo observações e entrevistas baseadas no método clínico e em protocolos verbais. O trabalho de campo foi desenvolvido numa escola de ensino fundamental, no norte do Rio Grande do Sul, junto a doze (12) estudantes de uma classe de 5º ano. Observou-se que a maioria dos participantes utilizou as estratégias de leitura descritas pela literatura especializada. Entre elas, pode-se citar: identificar o objetivo de leitura; estabelecer previsões, a partir de determinados aspectos do texto; acionar o conhecimento prévio, expondo o que já sabe sobre o tema; inferir uma informação textual, através das pistas deixadas no próprio texto; comprovar ou refutar as previsões feitas a partir de alguns aspectos do texto; sintetizar as informações contidas no texto a fim de elaborar uma resposta ao questionamento feito no título e retomar as aprendizagens construídas a partir da leitura dos textos, ampliando o seu conhecimento. As maiores fragilidades foram constatadas no que se refere à produção de inferências e à atualização do conhecimento prévio, estratégias que podem pautar o trabalho pedagógico no tratamento das estratégias de leitura como conteúdo de ensino nas aulas dos anos iniciais de escolarização.por
dc.description.abstractThe present research deals with the reading strategies of experienced readers as described by the specialized literature. This subject has a lot of relevance both in academic research and in school since people use reading to gain access to the historically accumulated knowledge, making use of strategies that help them understand what they are reading. The research objectives are: to recognize the reading strategies used by students of a 5th grade when facing a written text; to explore the concept of reading based on authors who deal with the psycholinguistics perspective; to discuss the teaching of reading in the school cont ext in confrontation with the demands coming from external evaluations. For such purposes, a bibliographical study anchored to theoretical references about reading in psycholinguistics was made, based on the studies of Smith (2003), in addition to the contributions of Solé (1998), Kleiman (2013, 2010), Colomer and Camps (2002) and Girotto and Souza (2010). In addition to the theoretical contributions, a qualitative methodology involving observations and interviews based on the clinical method and on verbal protocols was used. The field work was developed in an elementary school, in the North of Rio Grande do Sul, with a 5th grade class. The text is organized into four chapters, besides the introduction and final considerations. The first chapter contains the reflections on the concept of reading; the second, the teaching of reading; the third, the methodological paths that have been adopted; and the fourth, the data analysis that took the reading strategies of experienced readers as categories.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-05-08T18:57:28Z No. of bitstreams: 1 2016IveteGarcia.pdf: 1880641 bytes, checksum: 2da398e1f448216bb5a57e259853bf18 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-08T18:57:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016IveteGarcia.pdf: 1880641 bytes, checksum: 2da398e1f448216bb5a57e259853bf18 (MD5) Previous issue date: 2016-06-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectCogniçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEstratégias de leitura: processos de compreensão deflagrados por crianças de 5º ano diante do texto escritopor
dc.title.alternativeReading strategies: comprehension processes triggered by 5th year children in front of the written texteng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016IveteGarcia.pdfDissertação de Ivete Nunes Garcia4.02 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.