Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1259
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGotler, Sônia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6781478123124581por
dc.contributor.advisor1Ormezzano, Graciela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122681952332528por
dc.date.accessioned2018-05-08T18:33:49Z-
dc.date.issued2016-11-28-
dc.identifier.citationGOTLER, Sônia. Processos educativos estéticos vivenciados através do cinema por participantes de um Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1259-
dc.description.resumoEste estudo investigou, em oito encontros semanais, ocorridos em um município no Norte do Rio Grande do Sul, os processos educativos estéticos vivenciados através do cinema por um grupo de sujeitos formado de 40 homens e 6 mulheres que fazem uso problemático de substâncias psicoativas e utilizam os serviços de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas ¿ CAPSad, e duas profissionais da equipe que tratam dessas pessoas. O objetivo geral foi investigar o significado dos processos educativos estéticos vivenciados através do cinema pelos participantes. Como objetivos específicos esteve: observar, descrever, compreender e interpretar esses processos através de filmes selecionados, especialmente, para esse grupo. Os sujeitos já se reuniam, semanalmente, para assistir a filmes, naquele serviço, com a coordenação de uma profissional da equipe. A pesquisa é qualitativa de cunho fenomenológico. As ferramentas para coleta de informações foram o diário de campo e a entrevista livre grupal (ferramenta da pesquisa participante), gravada e posteriormente transcrita. Os dois primeiros encontros tiveram o objetivo de aproximação das pessoas pesquisadas e, dessa forma selecionar os filmes com a colaboração das mesmas. Do terceiro ao oitavo encontro a finalidade foi assistir aos filmes e, após, realizar um Cinefórum no modelo de Guerra (1998). As perguntas norteadoras da discussão foram: ¿O que significou para você o filme? O que diz de você o filme?¿ Para a organização e compreensão das informações, foi utilizado o método fenomenológico de quatro passos proposto por Giorgi (2009) e um quinto proposto por Comiotto (1992), que são: o sentido do todo; as unidades de significado; a transformação das unidades significativas em linguagem psicoeducativa; a síntese das estruturas de significado; as dimensões fenomenológicas. Surgiram cinco essências (nomeadas imagens) com três dimensões (nomeadas impressões) cada uma, respectivamente: TERRITÓRIO E FRONTEIRAS: o CAPSad é um território; estigma, preconceito e resiliência; fronteiras entre ficção e realidade. CINEMA: O TEATRO DA PELE: divertimento, humor e autodistanciamento; encanto e percepção do belo; o Diabo como aliado: prazer e dor. TORNAR-SE SI MESMO: o olhar do outro; o espectador como criador; liberdade e destino. O CINEMA QUE FAZ PENSAR: filmes que fazem pensar; o cinema como prática cultural; cinema e educação. SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: USOS E ABUSOS: legalização, redução de danos e uso medicinal; drogas leves e pesadas; sensibilidade e anestesia. Essa investigação contribuiu com conhecimentos e buscou subsídios teóricos e educativos para abordar a questão das substâncias psicoativas na educação formal e não-formal, sob uma perspectiva da realidade vivenciada pelos participantes e suas experiências de vida.por
dc.description.abstractIn eight weekly meetings that took place in a municipality in the north of the State of Rio Grande do Sul , this study looked at the esthetic educational processes experienced through movies by a group of subjects comprising 40 men and 6 women who are problematic users of psychoactive substances and utilize the services of a Center for Psychosocial Care for Alcohol and Drugs-CAPSad and two professionals belonging to the team that treats these people. The general objective of the study was to investigate the significance of esthetic-educational processes experienced by the participants through the movies. The specific objectives were to observe, describe, understand and interpret these processes through movies selected especially for this group.. The subjects already gathered weekly to watch movies, at that service, under the coordination of a professional from the team. The study was qualitative of a phenomenological nature. The tools to collect information were the field diary and the free group interview (participatory research tool), taped and then transcribed. The first two meetings were to approach the people who were the subjects of the study, and thus, select the movies with their collaboration. From the third to the eighth meeting the purpose was to watch the films and then hold a Cineforum according to the model of Guerra (1998). The guiding questions of the discussion were: “What did the film means to you? What does the film say about you?” In order to organize and understand the information, the four-step phenomenological method was used, proposed by Giorgi (2009) and a fifth by Comiotto (1992). Namely: the sense of the whole; the units of significance; the transformation of the significant units into psychoeducational language; synthesis of the structures of meaning; phenomenological dimensions. Five essences (called images )arose with with three dimensions (called impressions) each, respectively: TERRITORY AND BORDERS: CAPSad is a territory; stigma, prejudice and resilience; borders between fiction and reality. MOVIES: THE THEATER OF THE SKIN: amusement, humor and self-distancing; charm and perception of beauty; the Devil as an ally: pleasure and pain; BECOMING ONESELF: the look of the other; the spectator as creator; liberty and destiny. THE MOVIE THAT MAKES ONE THINK: movies that made one think; movies as a cultural practice; movies and education. PSYCHOACTIVE SUBSTANCES: USES AND ABUSES: legalization; reduction of damage and medicinal use; light and heavy drugs; sensitivity and anesthesia.. This investigation provided knowledge and sought theoretical and educational educational theoretical information to approach the matter of psychoactive drugs in formal and nonformal education, from the perspective of the reality experienced by the participants and their life experiences.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-05-08T18:33:49Z No. of bitstreams: 1 2016SoniaGotler.pdf: 612633 bytes, checksum: bc8904f349bdd9076d01b778fcbb0bfb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-08T18:33:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016SoniaGotler.pdf: 612633 bytes, checksum: bc8904f349bdd9076d01b778fcbb0bfb (MD5) Previous issue date: 2016-11-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCinema na educaçãopor
dc.subjectSubstânciaspor
dc.subjectAbusopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProcessos educativos estéticos vivenciados através do cinema por participantes de um Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogaspor
dc.title.alternativeAesthetic educational processes experienced through the cinema by participants of a Center for Psychosocial Alcohol and Drug Attentioneng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016SoniaGotler.pdfDissertação de Sônia Gotler646.79 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.