Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1252
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGarcia, Gislene-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0649982716438816por
dc.contributor.advisor1Dalbosco, Claudio Almir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1671875455751185por
dc.date.accessioned2018-05-03T19:42:50Z-
dc.date.issued2016-03-15-
dc.identifier.citationGARCIA, Gislene. Coordenador pedagógico: dilemas na busca por uma formação de si e dos outros. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1252-
dc.description.resumoA presente dissertação busca revelar os dilemas encontrados pelos coordenadores pedagógicos, ao buscarem a formação de si mesmos e dos outros. Parte da tese segundo a qual o coordenador pedagógico é o profissional responsável por desencadear na escola um processo contínuo de formação em serviço, sendo que essa formação ocorre, prioritariamente, nos espaços destinados às reuniões pedagógicas. Através de uma narrativa da própria pesquisadora, que faz um relato da sua experiência formativa de aluna a coordenadora pedagógica, é possível perceber os primeiros dilemas da formação do coordenador pedagógico, visto que esses profissionais não necessitam de uma formação específica para atuarem em tal função. Ao organizar um grupo de discussão com coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino, do município de Passo Fundo, a pesquisadora constata que, no cotidiano das escolas, a sua tese não é legítima, pois os coordenadores pedagógicos, participantes do grupo de discussão, não se assumem como profissionais responsáveis pela formação continuada em serviço dos professores. Sendo assim, as suas atuações são caracterizadas por uma prática pedagógica tarefeira. Diante de tal constatação, recorre-se à obra de Michel Foucault para compreender como é possível transformar a prática pedagógica tarefeira dos coordenadores pedagógicos em uma prática pedagógica espiritual ou intelectual, como é possível fazer dos momentos destinados às reuniões pedagógicas um espaço legítimo de formação continuada em serviço dos professores. Para tanto, encontramos no cuidado de si uma justificativa para a tese assumida e, assim, ao finalizar o estudo torna-se possível afirmar que ao coordenador pedagógico que desejar fazer do seu ato de governança da formação continuada em serviço dos professores uma prática pedagógica espiritual será necessária a capacidade de buscar incansavelmente a verdade sobre os processos pedagógicos da escola. Ele deverá ter a capacidade de ouvir atentamente os ruídos dos educandários, principalmente, os vindos das minorias; refletir sobre os mesmos, transformá-los em conhecimento e anunciar, com sabedoria, aos seus professores e alunos as descobertas feitas, através de um falar franco, verdadeiro e emancipador.por
dc.description.abstractThis work seeks to reveal the dilemmas encountered by coordinators, to seek the formation of self and others. Part of the thesis that the pedagogical coordinator is the professional responsible for triggering at school, a continuous process of training, and that continued in-service training occurs primarily in spaces intended for educational meetings. Through a narrative of the researcher who is an account of his formative experience of student pedagogical coordinator, you can see the first dilemmas of training of pedagogical coordinator, since these professionals do not require specific training to work in this function. Following, to organize a group discussion with coordinators of the Municipal Education Network, the city of Passo Fundo, notes that in primary education schools, their thesis is not legitimate because the coordinators, participants in the discussion group. They do not take as professionals responsible for continuing in-service training of teachers. Thus, their performances are characterized by a practical pedagogical tarefeira. In the face of such a finding, resorts to the work of Michel Foucault, to try to understand how it is possible to transform the tarefeira pedagogical practice of coordinators in a spiritual or intellectual pedagogical practice? How can you make the moments for ped agogical meetings, a legitimate space for continuing in-service training of teachers? Therefore, we find in the care of itself, a justification for the assumed thesis.por
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-05-03T19:42:50Z No. of bitstreams: 1 2016GisleneGarcia.pdf: 419219 bytes, checksum: 331da26f3868ee76f62941a894026461 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-03T19:42:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016GisleneGarcia.pdf: 419219 bytes, checksum: 331da26f3868ee76f62941a894026461 (MD5) Previous issue date: 2018-03-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolaspor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectOrientadores educacionaispor
dc.subjectTransferência de aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCoordenador pedagógico: dilemas na busca por uma formação de si e dos outrospor
dc.title.alternativePedagogical coordinator: dilemmas in the search for a formation of self and otherseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016GisleneGarcia.pdfDissertação de Gislene Garcia688.4 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.