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Tipo do documento: Dissertação
Título: A significação do conhecimento biológico na escola: percepções de estudantes do ensino médio
Título(s) alternativo(s): The significance of biological knowledge in school: perceptions of high school students
Autor: Balbinot, Alânia Helena 
Primeiro orientador: Caimi, Flávia Eloisa
Resumo: A Biologia escolar é entendida como disciplina indispensável para que os alunos possam interpretar o mundo no qual se inserem, isto é, compreender melhor o meio ambiente e as relações com o seu cotidiano. No entanto, o ensino de Biologia na atualidade se dá, muitas vezes, desconectado do contexto das experiências de vida do aluno, o que lhe dificulta a atribuição de sentido ao conhecimento disciplinar. Diante de tal cenário, o presente estudo teve o objetivo de conhecer as percepções dos alunos do Ensino Médio acerca da significação do conhecimento biológico construido na escola. Para atendê-lo, dialogou-se com autores da área das Ciências Naturais, como Chassot (2000), Martelli (2004), Pozo e Crespo (2009), Marandino (2009), Krasilchik (1986; 2000), e com autores do campo pedagógico, como Charlot (2000; 2005) e Bruner (2001). O trabalho de campo, por sua vez, deu-se pela investigação de duas turmas de 2° ano, de uma escola de grande porte da rede pública estadual do município de Passo Fundo. Foram três as estratégias de produção de dados: a) um questionário de perfil socioeconômlco aplicados aos alunos, b) observações de aulas, c) realização de grupos focais. A partir de tais procedimentos, estabeleceram-se as categorias de análise capazes de exprimir as percepções do grupo sujeito em relação às aulas de Biologia: a) significação dos conteúdos nas aulas de Biologia; b) sentido das aulas práticas de Biologia; c) relação pedagógica professor-aluno. A análise dos dados, com base em tais categorias, evidenciou que os educandos sujeitos dessa pesquisa, pautados nas concepções sobre os conhecimentos biológicos construidos por eles na escola, referem ser possível atribuir valor e sentido aos conteúdos biológicos quando relacionados ao cotidiano e a suas vivências. Ainda, que há um interesse pela realização de aulas práticas, porém, tanto professores quanto autores concordam que, apesar do reconhecimento dos beneficios trazidos por essa prática às rotinas escolares, elas ainda são pouco utilizadas no contexto escolar. De igual modo, compreendeu­ se, também, que alunos aprendem o que lhes é ensinado de maneiras bastante peculiares, dai a necessidade de o professor estar aberto para compreender a bagagem de conhecimentos e experiências que cada aluno traz para dentro de sala de aula, ratificando a importância da relação pedagógica professor-aluno.
Abstract: School biology is understood as an indispensable discipline so students can interpret the world they are in that is to understand better the environment and relations with their everyday life. However the Biology teaching nowadays is often disconnected from the context of the context the students experiences of life which complicates the attribution of meaning to the disciplinary knowledge. Faced with such a scenery the present study had the aim of knowing the perceptions of high school students about the significance of biological knowledge built un school. To know it was interacted with the Natural Sciences authors as Chassot (2000), Martelli (2004), Pozo and Crespo (2009), Marandino (2009), Krasilchik (1986 ; 2000) and with authors of pedagogical field as Chariot (2000; 2005) and Bruner (2001). The field work for is its time worked as investigation of two classes of sophomores a large school of public network Passo Fundo city. There were three data production strategies: a) a socio-economic profile questionnaire applied to students, b) watching classes, c) remarks conducting focus groups. From such procedures established the categories of analysis capable of expressing the perceptions of the subject in relation to group lessons of biology, a) meaning of content in health class; b)sense of the practical lessons of biology; c) pedagogical teacher student relationship. Data analysis based on such categories showed that the students subject of this research based on conceptions of biological knowledge built for them at school be possible to assign value and meaning to biological content when related to everyday life and their experiences. Still there is an interest by holding practical lessons however both teacher as authors agree that despite the recognition of the benefits brought by this practice to school routines they are still little used in the school context. Similarly it was understood too that students learn what is taught in peculiar ways hence the need for the teacher to be opened to understanding the knowledge and experience that each student brings into the classroom confirming the importance of pedagogic teacher students relationship.
Palavras-chave: Aprendizagem
Biologia
Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade de Passo Fundo
Sigla da instituição: UPF
Departamento: Faculdade de Educação – FAED
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BALBINOT, Alânia Helena. A significação do conhecimento biológico na escola: percepções de estudantes do ensino médio. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1251
Data de defesa: 28-Nov-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Direito

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