Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1246
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSalomão, Elaine Pires-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6433073522487839por
dc.contributor.advisor1Marcon, Telmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7659184664426945por
dc.date.accessioned2018-05-03T18:36:11Z-
dc.date.issued2017-03-29-
dc.identifier.citationSALOMÃO, Elaine Pires. A educação dos trabalhadores do campo no IFRS - Campus Sertão: do escrito ao realizado. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1246-
dc.description.resumoO presente texto apresenta o estudo "A Educação dos trabalhadores do campo no IFRS" Campus Sertão: do escrito ao realizado¿, que teve por objetivo desenvolver reflexões acerca da política de educação profissional, entrelaçada com a política de educação do campo, em meio às tensões existentes entre os conceitos de educação do campo e educação rural, e confrontar as políticas de educação do campo com as práticas de educação profissional, voltadas aos trabalhadores do campo, identificando as aproximações e os distanciamentos existentes entre essas realidades. Quanto à abordagem, o trabalho estruturou-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza documental e mediante organização de grupos focais junto aos estudantes do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuário (1º e 3º ano), com vistas a ouvir as falas silenciadas e/ou institucionalizadas sobre o cotidiano da política de educação profissional na perspectiva da Educação do Campo. A fundamentação teórica do trabalho teve como principais autores: Roseli Caldart, Conceição Paludo, Paulo Freire, Miguel Arroyo, Silvana Gritti, Gaudêncio Frigotto. Os estudos alertaram para os desafios da realidade de vida e de formação profissional dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, para além da dicotomia campo e cidade. Constataram, ainda, que a educação dos trabalhadores do campo, em especial, no IFRS ¿ Campus Sertão, deve se preocupar com a formação voltada para a transição agroecológica, bem como com o potencial técnico-científico dos estudantes, para que em suas práticas orientem ações de assistência técnica e extensão rural, numa perspectiva que assegure a sustentabilidade socioambiental e econômica dos territórios rurais. Por fim, evidenciaram a possibilidade de superação de amarras em relação à Educação Rural e de apresentação alternativas para construção de um mundo mais sustentável, onde a educação seja efetivamente entendida como um direito dos povos do campo.por
dc.description.abstractThis text presents the following study “The Education of rural workers at IFRS – Campus Sertão: from written to accomplished”, which aimed to develop impressions concerning professional educational politics, associated with the countryside education politics, amidst existing tensions between the concepts of countryside education and rural education and confront the countryside education politics with the practices arose from professional education targeted at field workers, recognizing the proximity and distance between these realities. Concerning the approach, the paper was based in a qualitative research, of a documentary nature and through the organization of focused groups alongside students from the students of the secondary education integrated to professional and technological education in Agriculture, from 1st ans 3rd years, aiming to shed light on the speeches, which were silenced and/or institutionalized, about the routine of the politics of professional education from the countryside education perspective. The theoretical foundation of this paper was mainly based on the coming authors: Rodeli Caldart, Conceição Paludo, Paulo Freire, Miguel Arroyo, Silvana Gritti, Gaudêncio Frigotto. The study signaled the challenges of the reality of life and professional formation of workers whether of the field or the city. It was yet confirmed that the education of field workers, specially of IFRS – Campus Sertão, must focus on the formation targeted at an education that combines agriculture and ecology, as well as the technical-scientific potential of the students, so that their practices lead to actions of technical assistance and rural extension, in a perspective that assures the social, environmental and economical sustainability of rural lands. At last, the possibility of overcoming the ties related to the Rural Education and the presentation of alternatives to building a more sustainable world, where education is effectively understood as a right of the countryside peoples were evidenced.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-05-03T18:36:11Z No. of bitstreams: 1 2017ElaineSalomao.pdf: 692487 bytes, checksum: 93f1607e40dc3ebbc75229d185e528bc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-03T18:36:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017ElaineSalomao.pdf: 692487 bytes, checksum: 93f1607e40dc3ebbc75229d185e528bc (MD5) Previous issue date: 2017-03-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação – FAEDpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ruralpor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectTrabalhadores ruraispor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA educação dos trabalhadores do campo no IFRS - Campus Sertão: do escrito ao realizadopor
dc.title.alternativeThe education of rural workers in the IFRS - Campus Sertão: from the written to the realizedeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017ElaineSalomao.pdfDissertação de Elaine Pires Salomão1.37 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.