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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Tecituras na atividade docente: no fio da meada o ethos emana as renormalizações e dramáticas do corpo-si
Other Titles: Tecituras in the teaching activity: in the thread of the skein ethos emanates the renormalizations and dramatic of the body-itself
???metadata.dc.creator???: Santos, Tanise Corrêa dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Freitas, Ernani Cesar de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa, Tecituras na atividade docente: no fio da meada o ethos emana as renormalizações e dramáticas do corpo-si, objetiva analisar a cenografia e o ethos discursivo entrelaçados e imbricados na atividade docente, bem como as marcas discursivas inferidas das renormalizações e a dramática do uso de si para descortinar como ocorre a desneutralização no meio educacional. Ancoramo-nos nas concepções de Yves Schwartz (2010a, 2011, 2014), Schwartz e Durrive (2010a), Nouroudine (2002) e Souza e Silva (2002, 2008), quanto à ergologia. Além disso, os pressupostos teóricos de Dominique Maingueneau (2008a, 2008b, 2010, 2015) a respeito da Semântica Global ¿ cenografia e ethos discursivo aliam-se a este estudo. Este trabalho se justifica tendo em vista os novos parâmetros educacionais implementados no ano de 2012 nas Escolas Públicas de Ensino Médio do Estado do Rio Grande do Sul, as quais passam a pertencer ao Sistema Politécnico. Essa pesquisa teve como base uma escola politécnica, situada no interior de Santo Ângelo ¿ RS e pertencente a 14ª Coordenadoria Regional de Educação de Santo Ângelo/RS. Os balizadores regimentais da nova estrutura imperativa no Rio Grande do Sul, devem ser observados juntamente com a imagem de si dos educadores operacionalizadores desse sistema, frente ao trabalho docente, ao universo contemporâneo, à carreira do magistério - no caso do ensino público. Sendo assim, muitas vezes o fazer docente é redesenhado tendo por base o comprometimento com o trabalho educativo, o que proporciona supremacia pedagógica para falar e tangenciar escolhas profissionais. A partir do alicerce dos planos constitutivos do discurso, a cenografia dos discursos docentes assenta-se sobre as incertezas do mundo educacional, além disso o conhecimento docente é (re)configurado pelo labor da experiência, desse modo, os ethé revelam-se trabalhadores, servis, solícitos, perseverantes, mas ao mesmo tempo preocupados com a educação. Sendo assim, tem-se um ethos comprometido com o trabalho educativo e conservador em relação à educação.
Abstract: This research, Tecituras na atividadedocente: no fio da meada o ethos emana as renormalizações e dramáticas do corpo-si, aims to analyze the scenography and the discursive ethos intertwined and imbricated in the teaching activity, as well as the discursive marks inferred from the renormatizations and the dramatic use of self to uncover how the denneutralization occurs with the educational environment. We are anchored in the conceptions of Yves Schwartz (2010a, 2011, 2014), Schwartz and Durrive (2010), Nouroudine (2002), and Souza e Silva (2002, 2008), as for ergology. In addition, the theoretical assumptions of Dominique Maingueneau (2008a, 2008b, 2010, 2015) about Global Semantics – scenography and discursive ethos are allied to this study. This study is justified considering the new education parameters implemented in the year 2012 at High Schools of the State of Rio Grande do Sul which are now belonging to the Polytechnic System. This research was based on a Polytechnic School located in the countryside of Santo Ângelo - RS belonging to the 14ª Coordenadoria Regional de Educação de Santo Ângelo/RS. These regimental beacons must be observed along with the self image of the educators that operationalize this system, against teaching work, the contemporary universe, the teaching profession – as to public education. Thus, the teaching action is often redesigned based on the commitment to the educational work which provides pedagogical support for talking and tweaking professional choices. From the foundation of the constitutive plans of discourse, the scenography of the teaching discourses are based on the uncertainties of the educational world, in addition, teacher knowledge is (re)shaped by the work of experience, thus the éthe reveal themselves to be workers, servile, solicitors, persevering, but at the same time they are concerned with education. Therefore we have an ethos committed to an educational and conservative work in relation to education
Keywords: Análise do discurso
Cenografia
Dramáticas de Uso do corpo-si
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: SANTOS, Tanise Corrêa dos. Tecituras na atividade docente: no fio da meada o ethos emana as renormalizações e dramáticas do corpo-si. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1209
Issue Date: 18-May-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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