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DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins, Gabriela Schmitt Prym-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302898224362365por
dc.contributor.advisor1Toldo, Claudia Stumpf-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927613573357678por
dc.date.accessioned2018-04-24T18:35:52Z-
dc.date.issued2016-12-21-
dc.identifier.citationMARTINS, Gabriela Schmitt Prym. A língua sob uma perspectiva enunciativa: seu estudo em atividades no livro didático. 2016. 113 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br/jspui/handle/tede/1205-
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema a concepção de língua presente nas atividades propostas em livros didáticos de língua materna do Ensino Médio (recomendados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), analisados pelo viés da Teoria da Enunciação, segundo Émile Benveniste, como leitor de Ferdinand de Saussure. Para tanto, foi necessário refletir, como suporte teórico, sobre medidas que regularizam o Ensino Médio, o ensino de Língua Portuguesa e o uso de livros didáticos na escola pública brasileira através de documentos como a LDB (1992) e o Guia de Obras do Plano Nacional do Livro Didático o PNLD (2012). Ao analisarmos que perspectiva de língua se depreende das atividades de livros didáticos adotamos como princípios teóricos os conceitos de língua pensados por Ferdinand de Saussure, percursor da linguística moderna em seu Curso de Linguística Geral (2012) e por Émile Benveniste, linguista da enunciação que levou em consideração os conceitos saussurianos em seus Problemas de Linguística Geral I e II (1989; 2005), trazendo uma perspectiva enunciativa ao que disse Saussure. Como método de análise de nosso trabalho ¿ caracterizado como pesquisa bibliográfica, descritiva, exploratória e qualitativa, adotamos questões norteadoras que buscaram compreender o conceito de língua em atividades de capítulos de obras didáticas de Ensino Médio indicadas pelo PNLD nos últimos três guias. Ao discutirmos as análises, percebemos que não há uma consistência na abordagem de língua realizada nos livros didáticos, o que pode causar um prejuízo no ensino e na aprendizagem de jovens da escola pública brasileira.por
dc.description.abstractThis work which theme is the conception of language present in high school textbooks of first language (recommended by the National Plan of the Didactic Book - PNLD) in relation to the concepts delimited by the Theory of Enunciation, according to Émile Benveniste, as reader of Ferdinand de Saussure. To accomplish this, it was necessary to reflect, as a theoretical support, of measures that regularize the brazilian education, Portuguese language teaching and the use of textbooks in the Brazilian public school through documents such as the LDB (1996) and the Guides of the National Plan of the Didactic Book - the PNLD (2012). When analyzing what language perspective is derived from textbook activities, we adopt as theoretical principles, the concepts of language thought by Ferdinand de Saussure, father of modern linguistics in his Course of General Linguistics (2012) and by Émile Benveniste, linguist of the enunciation that took into consideration the saussurian concepts in his Problems of General Linguistics I and II (1989; 2005). As a method of analysis of our work, which is characterized as a bibliographic, descriptive, exploratory and qualitative research, we adopted guiding questions that sought to understand the concept of language in the activities of chapters of didactic books of High School indicated by the PNLD in the last three Guides. When discussing the analyzes, we realized that there is no consistency in the language approach carried out in textbooks, which may cause an inconsistency in the teaching and learning of young people of the Brazilian public school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariana Freitas (marianafreitas@upf.br) on 2018-04-24T18:35:52Z No. of bitstreams: 1 2016GabrielaSchmittPrymMartins.pdf: 2177138 bytes, checksum: c33caad47fc361d68f3ebb262f5414f7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-24T18:35:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016GabrielaSchmittPrymMartins.pdf: 2177138 bytes, checksum: c33caad47fc361d68f3ebb262f5414f7 (MD5) Previous issue date: 2016-12-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectLinguística estruturalpor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA língua sob uma perspectiva enunciativa: seu estudo em atividades no livro didáticopor
dc.title.alternativeLanguage from an enunciative perspective: its study in activities in the textbookeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

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