Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/976
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorWegner, Verônica-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4556180420966857por
dc.contributor.advisor1Graeff, Telisa Furlanetto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020016009007215por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:19Z-
dc.date.available2015-08-20-
dc.date.issued2014-12-19-
dc.identifier.citationWEGNER, Verônica. Gênero notícia digital nas aulas de espanhol : uma proposta de integração entre disciplinas básicas e técnicas de currículos integrados. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/976-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma proposta de integração curricular entre área básica, neste caso, a disciplina de espanhol, e área técnica do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha- câmpus Santo Augusto-RS, a partir do gênero notícia digital. O objetivo geral foi propor a utilização do gênero notícia em aulas de espanhol como estratégia de integração dessa disciplina aos currículos técnicos. Nos objetivos específicos pretendeu-se que os alunos reconhecessem e diferenciassem estruturas linguísticas próprias da língua falada e da escrita; mantivessem contato com a linguagem especializada da área de seu curso técnico e desenvolvessem a competência da leitura e da escrita; pensou-se também em tornar as aulas de espanhol mais interessantes e enriquecedoras, capazes de contribuir significativamente com a área técnica de interesse dos alunos. Ancorou-se o trabalho em diversas linhas teóricas e autores, tratando desde a origem dos Institutos Federais, com destaque a Pacheco, Brasil. Na sequência, fundamentou-se a composição básica e técnica do currículo, contribuíram para tal Saviani/Frigoto, Ciavatta e Ramos, Grabowski, e Machado. Os gêneros discursivos foram destacados a partir das reflexões de Bakhtin e seguidores, dentre eles, Marcuschi, Rojo, Dionísio. Abordou-se a concepção dialógica de linguagem e a função sociocomunicativa do gênero, com apoio novamente em estudos de Bakhtin, seguido por Sobral, Brait. O gênero notícia foi tratado principalmente na sua apresentação digital, com base nos autores Lage, Ferrari. Focalizou-se, também, o gênero notícia para o ensino, a partir de contribuições de Bezerra, Dionísio, Pinto. Os conteúdos das disciplinas técnicas, bem como do espanhol, presentes no projeto pedagógico do curso de Alimentos, foram mostrados, sendo cotejados os conteúdos técnicos com as notícias selecionadas. Por último, criou-se a sequência didática proposta desde o início do trabalho, embasada em estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly, além de Fernández e Zaballa, que sugerem passos para desenvolver uma sequência didática. Nessa sequência, trabalharam-se atividades de compreensão e de interpretação de leitura, que incluíram a caracterização do gênero em foco, bem como atividades gramaticais, todas relacionadas ao conteúdo presente em duas das quatro notícias selecionadas. Desta forma, o gênero notícia assumiu o papel de protagonista das atividades desenvolvidas na sequência didática. Ao final, pôde-se concluir que o gênero cumpriu sua função interdisciplinar ao integrar conteúdos de áreas até então estanques entre si, alcançando-se, dessa forma, os objetivos propostospor
dc.description.abstractEste trabajo presenta una propuesta de integración curricular entre área básica, en este caso, la asignatura de español, y el área técnica del curso técnico en Alimentos Integrado a la Enseñanza Media, del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología Farroupilha - campus Santo Augusto-RS, partiendo del género noticia digital. El objetivo general fue proponer el uso del género noticia en clases de español como estrategia de integración de esa asignatura a los currículos técnicos. En los objetivos específicos se pretendió que los alumnos reconociesen y diferenciasen estructuras lingüísticas propias de la lengua hablada y escrita; mantuviesen contacto con el lenguaje especializado del área de su curso técnico y desarrollasen las competencias de lectura y escrita; También si pensó volver las clases de español más interesantes y enriquecedoras, en condiciones de contribuir significativamente con el área técnica de interés de los estudiantes. El trabajo estaba anclado en varias líneas teóricas y autores, tratando desde el principio de los Institutos Federales, con destaque Pacheco, Brasil. En la secuencia, se basó la composición básica y técnica del currículo, contribuyó a este Saviani / Frigoto, Ciavatta y Ramos, Grabowski, y Machado. Los géneros discursivos fueran destacados partiendo de las reflexiones de Bakhtin y seguidores, entre ellos Marcuschi, Rojo, Dionisio. Si abordó la concepción dialógica del lenguaje y la función socio comunicativa del género, con apoyo de nuevo en estudios de Bakhtin, seguido por Sobral, Brait. El género noticia fue tratado principalmente en su presentación digital, basado en los autores Lage, Ferrari. Se centró, también, el género noticia para la enseñanza, mediante aportaciones de Bezerra, Dionisio Pinto. Los contenidos de las asignaturas técnicas, así como del español, presentes en el proyecto pedagógico del curso de Alimentos, fueran mostrados, siendo cotejados los contenidos técnicos con las noticias seleccionadas. Por último, se creó la secuencia didáctica propuesta desde el comienzo de la pesquisa, embasada en estudios de Dolz, Noverraz y Schneuwly, allá de Fernández y Zaballa, que sugieren medidas para desarrollar una secuencia didáctica. En esta secuencia, fueran trabajadas actividades de comprensión e interpretación de la lectura, que incluyó la caracterización del género en foco, del mismo modo trabajaran se las actividades gramaticales, todas relacionadas al contenido presente en dos de las cuatro noticias seleccionadas. Así, el género noticia asumió el papel protagonista de las actividades desarrolladas en la secuencia didáctica. Al final, se concluyó que el género cumplió su función interdisciplinaria al integrar contenidos de áreas hasta ahora estanco entre sí, logrando se, de este modo, los objetivos propuestosspa
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014VeronicaWegner.pdf: 2202885 bytes, checksum: 8ab9339ab06c424f432ab13fc92feee1 (MD5) Previous issue date: 2014-12-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua espanhola - Estudo e ensinopor
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopor
dc.subjectCurrículospor
dc.subjectIdioma español - Estudio y enseñanzaspa
dc.subjectEnfoque interdisciplinario de los conocimientos en la educaciónspa
dc.subjectCVspa
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.titleGênero notícia digital nas aulas de espanhol : uma proposta de integração entre disciplinas básicas e técnicas de currículos integradospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File SizeFormat 
2014VeronicaWegner.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.