Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/942
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMenta, Naiane Carolina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3007419395783483por
dc.contributor.advisor1Burlamaque, Fabiane Verardi-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:15Z-
dc.date.available2013-06-05-
dc.date.issued2012-10-19-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/942-
dc.description.resumoEste estudo investiga a trajetória leitora de acadêmicos iniciantes e finalistas do curso de Letras com habilitação em língua portuguesa, língua espanhola e respectivas literaturas, da Universidade de Passo Fundo. Abordam-se espaços, mediadores e influências de leitura na trajetória dos participantes, com o objetivo de observar o processo de formação do leitor, conforme sua vida social e acadêmica. A pesquisa, que se classifica como diagnóstica, de caráter qualitativo-investigativo e quantitativo, foi composta por um estudo bibliográfico e de campo, envolvendo a aplicação de questionários aos alunos. Aos sujeitos iniciantes, ou seja, que cursavam as disciplinas correspondentes aos primeiros semestres do curso, aplicou-se questionário que retomava a leitura na infância, na adolescência e no ambiente acadêmico. Já os sujeitos finalistas, isto é, que frequentavam as disciplinas correspondentes aos últimos semestres do curso, responderam a um questionário cuja abordagem também se relacionava à infância e à adolescência, mas com a seção acadêmica mais aprofundada, em razão das diferenças na trajetória leitora que se permite ao longo da graduação. Com base nas respostas, foi possível traçar um perfil que permitiu identificar quem foram os mediadores de leitura, quais os locais preferidos para realizar o ato de ler, como se sentem como futuros mediadores, que contato tiveram com a literatura espanhola e hispano-americana e que experiências com livros ou outros suportes marcaram a infância, a adolescência e o processo acadêmicopor
dc.description.abstractEste estudio investiga la trayectoria lectora de académicos principiantes y finalistas del curso de Letras con Habilitación en Lengua Portuguesa, Lengua Española y respectivas Literaturas, de la Universidad de Passo Fundo. Se abarcan espacios, mediadores e influencias de lectura en la trayectoria de los participantes, con el objetivo de observar el proceso de formación del lector, conforme su vida social y académica. La pesquisa, que se clasifica como diagnóstica, de carácter cualitativo investigativo y cuantitativo, fue compuesta por un estudio bibliográfico y de campo, se ocupando también de la aplicación de cuestionarios a los alumnos. A los sujetos principiantes, o sea, que cursaban las asignaturas correspondientes a los primeros semestres del curso, se aplicó un cuestionario que retomaba la lectura en la infancia, en la adolescencia y en el ambiente académico. Ya, los sujetos concluyentes, que frecuentaban las asignaturas correspondientes a los últimos semestres del curso, contestaron a un instrumento cuyo abordaje también se relacionaba a la infancia y a la adolescencia, pero con la sección académica más profundizada, en razón de las diferencias en la trayectoria lectora que se permite a lo largo de la graduación. Basándose en las respuestas, fue posible describir un perfil que permitió identificar quién fueron los animadores de lectura, cuáles eran los ambientes preferidos para realizar el acto de leer, cómo se sienten como futuros animadores, qué contacto tuvieron con la literatura española e hispanoamericana y qué experiencias con libros u otros suportes marcaron la infancia, la adolescencia y el proceso académicoeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012NaianeCarolinaMenta.pdf: 2899261 bytes, checksum: a291b2f191eeb24e31c48d18d4731bdc (MD5) Previous issue date: 2012-10-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLeitores - Reação críticapor
dc.subjectLíngua espanholapor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectReader-response criticismeng
dc.subjectSpanish languageeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.titlePerfil de leitor literário do futuro professor de língua espanholapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.