Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/894
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O discurso CPERS/SINDICATO : um estudo da designação pelo "novo jeito de governar" de Yeda Crusius
???metadata.dc.creator???: Tombini, Sandra Roberta Catto 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Schons, Carme Regina
???metadata.dc.description.resumo???: Buscamos, neste texto, analisar como o Cpers/Sindicato designa o governo, a educação e o professor do Estado do Rio Grande do Sul e que efeitos de sentidos são produzidos com seu posicionamento. Este movimento luta pelos direitos dos professores e por uma educação de qualidade, inscrevendo-se em um discurso contrário ao governo a partir de uma materialidade linguística que mexe com as opiniões não só do magistério que o compõe, mas de toda a sociedade. O estudo tem como sustentação a teoria da Análise do Discurso, com precursor pechetiano, tal como vem sendo trabalhada no Brasil, já que esta teoria se dedica ao estudo do próprio discurso e é fundamentada no político, trabalhando na fronteira da linguística, da história e da psicanálise. Analisa-se também se a posição-sujeito sindical fala em nome de um coletivo, apresentando-se como porta-voz, ou se funciona como articulador. Os conceitos são aplicados a um corpus discursivo extraído de textos veiculados no jornal sindical Sineta, relacionando os recortes discursivos à teoria. O estudo conclui que o Cpers se inscreve numa FD sindical, perpassado pela voz de quem não quer ser oprimido. Ao designar governo, professor e educação, leva a que ressoem em seu discurso outras vozes, que carregam consigo discursos já proferidos dentro de uma FD sindical. Estabelece o papel de porta-voz entre os membros do sindicato e Estado, falando e defendendo os interesses de um coletivo
Abstract: Our main purpose with the writing of this text is to analyze how the CPERS (a union) designates the government, the educational system and the teachers of the state of Rio Grande do Sul, as well as the effects of meaning produced by these designations. This union fights for the rights of teachers and for quality education, and its discourse shows an ideology which is contrary to the government, fact that can be realized because of the linguistic materiality that affects the views not only of the teachers who are members of the union, but of the whole society. This study is based on the Discourse Analysis (DA) theory, which has its basis in France and has been widely developed in Brazil. The DA theory is dedicated to the study of the discourse itself within a political perspective, incorporating elements of history, psychoanalysis and linguistics. We also analyze in this study whether the union subject position represents a group of people, as some sort of spokesperson, or whether it operates as an articulator between the CPERS and the government. The concepts of the DA theory are applied to a corpus extracted from the union newspaper Sineta. As a result, we have observed that the CPERS belongs to a union Discursive Formation (DF), being permeated by the voices of those who do not want to be oppresed. By designating the government, the teachers and the educational system, the newspaper brings other voices that carry meanings uttered in a union DF. Therefore, the newspaper has the role of link between the members of the union and the state, representing and defending the interests of the former
Keywords: Crusius, Yeda - 1944- - Política e governo
Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul
Análise do discurso
Lingüística
Crusius, Yeda - 1944- - Politics and government
Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul
Discourse analysis
Linguistics
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Estudos Linguísticos e Estudos Literários
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/894
Issue Date: 11-Jun-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.