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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Um estudo enunciativo da palavra "assim" em textos publicitários
???metadata.dc.creator???: Calegari, Silvana Aparecida
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Toldo, Claudia Stumpf
???metadata.dc.description.resumo???: No presente trabalho, aborda-se a relação entre enunciação e gramática, através de um estudo semântico-enunciativo da palavra assim em textos publicitários. A partir das definições dadas, na gramática tradicional frase contém uma totalidade semântica própria e na gramática normativa estabelece-se a relação ao uso. Busca-se através da observação sobre o efeito de sentido construído pela palavra assim em textos publicitários. Tendo como referência a Teoria da Enunciação de Émile Benveniste, que aponta em seus estudos uma dupla sintaxe: sintaxe da língua e sintaxe da enunciação; língua enquanto sistema de signos (comunicação-discurso) e língua enquanto comunicação intersubjetiva (língua-discurso). A dupla consideração de sentido depende de uma unidade intermediária entre língua e língua-discurso (signo-palavra). Para estudar os sentidos da palavra assim, dando destaque à língua em funcionamento, sob a perspectiva enunciativa, parte-se de um corpus constituído de sete textos publicitários extraídos das revistas Nova Escola, Isto é e Veja no período de 2008/2009
Abstract: This study emphasizes the relation between enunciation and grammar, through a semantic enunciate study of the word so in advertising texts. From the definitions found in the traditional and the normative grammars on, it is noticed a relation between both grammars about the word so and its use, through the observation about the effect of the sense built in advertising portuguese texts. Therefore, the main objective of this study is to find an explanation, having as theoretical reference the Enunciation s Theory , written by Émile Benveniste, who verified that the study of the language depends of a double syntax: the language syntax and the enunciation syntax; a language as a sign system and language as intersubjective communication (language speech). It is found out that the double consideration of the sense depends of an intermediate unit between the language and the language speech (sign word). In order to study the sense of the word so, it is necessary a corpus of advertising texts taken from magazines like Nova Escola, Isto é and Veja from 2008/2009, in which it was noticed the presence of the word so. After seven enunciation analyses of the word, it was constituted the sense relation in each enunciation, through the syntax enunciation
Keywords: Análise do discurso
Publicidade
Comunicação de massa e linguagem
Redação de textos jornalísticos
Discourse analysis
Publicity
Mass media and language
Journalism - Authorship
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Estudos Linguísticos e Estudos Literários
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/888
Issue Date: 25-May-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



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