Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/888
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCalegari, Silvana Aparecida-
dc.contributor.advisor1Toldo, Claudia Stumpf-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927613573357678por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:09:06Z-
dc.date.available2011-03-25-
dc.date.issued2010-05-25-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/888-
dc.description.resumoNo presente trabalho, aborda-se a relação entre enunciação e gramática, através de um estudo semântico-enunciativo da palavra assim em textos publicitários. A partir das definições dadas, na gramática tradicional frase contém uma totalidade semântica própria e na gramática normativa estabelece-se a relação ao uso. Busca-se através da observação sobre o efeito de sentido construído pela palavra assim em textos publicitários. Tendo como referência a Teoria da Enunciação de Émile Benveniste, que aponta em seus estudos uma dupla sintaxe: sintaxe da língua e sintaxe da enunciação; língua enquanto sistema de signos (comunicação-discurso) e língua enquanto comunicação intersubjetiva (língua-discurso). A dupla consideração de sentido depende de uma unidade intermediária entre língua e língua-discurso (signo-palavra). Para estudar os sentidos da palavra assim, dando destaque à língua em funcionamento, sob a perspectiva enunciativa, parte-se de um corpus constituído de sete textos publicitários extraídos das revistas Nova Escola, Isto é e Veja no período de 2008/2009por
dc.description.abstractThis study emphasizes the relation between enunciation and grammar, through a semantic enunciate study of the word so in advertising texts. From the definitions found in the traditional and the normative grammars on, it is noticed a relation between both grammars about the word so and its use, through the observation about the effect of the sense built in advertising portuguese texts. Therefore, the main objective of this study is to find an explanation, having as theoretical reference the Enunciation s Theory , written by Émile Benveniste, who verified that the study of the language depends of a double syntax: the language syntax and the enunciation syntax; a language as a sign system and language as intersubjective communication (language speech). It is found out that the double consideration of the sense depends of an intermediate unit between the language and the language speech (sign word). In order to study the sense of the word so, it is necessary a corpus of advertising texts taken from magazines like Nova Escola, Isto é and Veja from 2008/2009, in which it was noticed the presence of the word so. After seven enunciation analyses of the word, it was constituted the sense relation in each enunciation, through the syntax enunciationeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:09:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010SilvanaAparecidaCalegari.pdf: 9554762 bytes, checksum: b1a9d5790264f7cd620a405dacbe863e (MD5) Previous issue date: 2010-05-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguísticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectComunicação de massa e linguagempor
dc.subjectRedação de textos jornalísticospor
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectPublicityeng
dc.subjectMass media and languageeng
dc.subjectJournalism - Authorshipeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.titleUm estudo enunciativo da palavra "assim" em textos publicitáriospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.