Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/804
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBalke, Marlova Elizabete-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5259350760500715por
dc.contributor.advisor1Grando, Neiva Ignês-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:54Z-
dc.date.available2015-09-09-
dc.date.issued2011-08-22-
dc.identifier.citationBALKE, Marlova Elizabete. Investigação matemática : tratamento da informação no ensino fundamental. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2011.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/804-
dc.description.resumoEm pesquisa, envolvendo alunos da 8ª série do ensino fundamental da educação básica de uma escola da rede estadual de ensino do município de Sertão, região norte do estado do Rio Grande do Sul, teve como objetivo analisar o potencial da metodologia de investigação matemática no desenvolvimento do bloco de conteúdos de tratamento da informação. Alguns estudos (LOPES, 1998; BUEHRING, 2006) indicam que esse conteúdo raramente é trabalhado na escola, mas necessário e importante para a educação básica e para a vida das pessoas, da mesma forma, os Parâmetros Curriculares Nacionais destacam sua importância no currículo escolar. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, cujos instrumentos metodológicos foram o registro das aulas de matemática desenvolvidas pela pesquisadora em sua função de professora. A questão norteadora da investigação é apresentada como: Em que medida a metodologia de investigação matemática potencializa a apropriação de significado dos conceitos que compõem o bloco de conteúdos de tratamento da informação? A base teórica para a realização da pesquisa é constituída por autores como Ponte, Vygotsky, Duval, entre outros, os quais se destacam em aspectos importantes para análise da sala de aula. Constatou-se que o desenvolvimento das atividades de investigação matemática possibilitou interações em sala de aula, as quais contribuíram e potencializaram a apropriação dos conceitos de tratamento da informação, em que o aluno efetivou seu aprendizado com interesse e a pesquisadora pode refletir a respeito de sua prática, para uma mudança de postura na gestão das aulas. Conclui-se que é necessário um ensino contextualizado e que, através das interações no ambiente da sala de aula, ocorre o aprendizado, como também que, para a educação matemática, a metodologia de investigação matemática potencializa a apropriação de significados dos conceitos do campo do tratamento da informação, além de outros conteúdospor
dc.description.abstractThis research, involving students from 8th grade of elementary school basic education at a school in state schools in the city of Hinton, north of Rio Grande do Sul, aimed to analyze the potential of the methodology of mathematical research in the development block content information processing. Some studies (Lopes, 1998; Buehring, 2006) indicate that this content is rarely worked in school, but necessary and important for basic education and to people's lives, just as the National Curriculum Parameters highlight its importance in school curriculum. The research methodology is a qualitative approach, which was collected methodological tools of math classes developed by the researcher in her role as teacher. The question guiding the research is presented as: To what extent the methodology of mathematical research enhances the appropriation of meaning of concepts that characterize the content block information processing? The theoretical basis for the research consists of authors such as Bridge, Vygotsky, Duval, among others, which highlight important aspects for consideration in the classroom. It was found that the development of mathematical research activities allowed in the classroom interactions, which contributed to and worsened the appropriation of the concepts of information processing, in with the student effected their learning with interest and the researcher can reflect on their practice for a change of attitude in the management of classes. We conclude that it is necessary that an educational context and, through interactions in the environment of the classroom, learning takes place, as well as that for mathematics education, the research methodology leverages the appropriation of mathematical meanings of the concepts of field information processing, and other contenteng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011MarlovaElizabeteBalke.pdf: 5191111 bytes, checksum: 9db56a1c6c55f57520e14a5947db6470 (MD5) Previous issue date: 2011-08-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectMathematics - Study and teachingeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subjectElementary Schooleng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleInvestigação matemática : tratamento da informação no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.