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dc.creatorScolari, Lidinara Castelli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7290168277790915por
dc.contributor.advisor1Grando, Neiva Ignês-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:53Z-
dc.date.available2015-09-09-
dc.date.issued2014-08-26-
dc.identifier.citationSCOLARI, Lidinara Castelli. Educação financeira : análise de uma proposta desenvolvida no 7º ano no ensino fundamental. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/799-
dc.description.resumoO uso de conhecimentos relacionados à educação financeira vem se apresentando como uma estratégia diferenciada para a tomada de decisão financeira consciente e ecologicamente correta. Esse fato indica a necessidade e a importância de incluir no currículo escolar da educação básica conteúdos sobre educação financeira. Com essa percepção, desenvolveu-se uma pesquisa, envolvendo uma proposta didático-pedagógica, em uma turma do 7o ano do ensino fundamental, de uma escola de rede municipal de Getúlio Vargas/RS, região Norte do estado do Rio Grande do Sul. A questão norteadora da investigação se expressa da seguinte forma: em que medida os processos interativos interferem ou potencializam a apropriação de significados dos conteúdos relacionados a educação financeira? Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa é analisar se as interações produzidas no desenvolvimento da proposta didático-pedagógica possibilitam a apropriação de significados dos conteúdos ligados à educação financeira, com vistas à conscientização por parte dos estudantes sobre sua importância e necessidade para a tomada de decisões financeiras conscientes. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, tendo seus objetos de análise sido compostos por gravações em áudio das aulas, material produzido pelos estudantes, planos de ensino/aulas e memórias da professora/pesquisadora. O estudo analítico desta pesquisa foi desenvolvido à luz dos pressupostos da teoria histórico-cultural, especialmente sobre interações sociais e atribuição de sentido no processo de formação de conceitos, com destaque para as obras de Leontiev (1978), Vygotsky (1998) e Vigotski (1998). Constatou-se que o desenvolvimento da proposta didático-pedagógica possibilitou interações sociais em sala de aula, as quais contribuíram e potencializaram significativamente a atribuição de sentido aos conteúdos estudados, e a professora/pesquisadora pode refletir sobre sua prática para a qualificação da mesma. Concluiu-se que as propostas pedagógicas que priorizam a interação social para a atribuição de sentido qualificam o processo de ensino-aprendizagem e propiciam a evolução cognitiva dos sujeitos envolvidos. De modo geral, propiciam aos professores a reflexão sobre sua prática, com demandas de formação contínua para a concretização de suas ações e do desenvolvimento profissionalpor
dc.description.abstractThe use of knowledge related to financial education has been presented as a differentiated strategy for taking conscious and ecologically correct financial decision. This fact indicates the necessity and the importance of including in basic education s curriculum the financial education content. With this perception, we developed a survey involving a didactic-pedagogical proposal, in a class of seventh grade of elementary school, in a municipal school of Getúlio Vargas/RS, a city located in the northern of Rio Grande do Sul state. The guiding research question is expressed as follows: in what proportion interactive processes interfere with or potentiate the appropriation of meanings of content related to financial education? Thus, the objective of this research is to analyze if the interactions produced in the development of the didactic-pedagogic allow the appropriation of meanings of contents linked to financial education in order to raising awareness on the part of students about its importance and necessity for taking conscious financial decisions. The research methodology is a qualitative approach, and its objects of analysis was composed of audio recordings of classes, material produced by students, teaching/lessons plans and memories of the teacher/researcher. The analytical study of this research was developed according the theory of cultural-historical theory, especially on social interactions and attribution of meaning in the concept formation process, highlighting the studies of Leontiev (1978), Vygotsky (1998) and Vygotsky (1998). It was found that the development of didactic-pedagogic proposal enabled social interactions in the classroom, that have contributed significantly and have worsened the attribution of meaning to the content studied, and the teacher / researcher can reflect on their practice for her qualification. It is concluded that the pedagogical proposals that prioritize social interaction for the attribution of meaning qualify the teaching-learning process and provide the cognitive evolution of subjects involved. Generally, provide to teachers reflecting on their practice, with demands for continuous training to the achievement of their actions and professional developmenteng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014LidinaraCastelliScolari.pdf: 1218354 bytes, checksum: 8f8a93686176061c2c531e267f7a032d (MD5) Previous issue date: 2014-08-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - Finançaspor
dc.subjectFinanças pessoaispor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectEducation - Financeeng
dc.subjectPersonal financeeng
dc.subjectElementary Schooleng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação financeira : análise de uma proposta desenvolvida no 7º ano no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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