Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/796
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Avaliação da contribuição do Programa Mais Educação para escolas municipais de Rio Verde-GO : dos números do Ideb à percepção qualitativa dos sujeitos
???metadata.dc.creator???: Moreira, Sebastiana Aparecida 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bertolin, Júlio Cesar Godoy
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve como objetivo avaliar o desempenho do Programa Mais Educação no município de Rio Verde, Estado de Goiás, e, com base nos resultados, contribuir com a construção do conhecimento acerca do grande desafio de melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Permeada pela análise da concepção de educação integral consubstanciada, principalmente, pela obra de Anísio Teixeira, estudou-se os princípios e as estratégias do Programa Mais Educação, bem como a avaliação em larga escala e o Ideb, principal indicador de avaliação da qualidade das escolas brasileiras. O tema escola de tempo integral teve como referência básica os trabalhos de Jaqueline Moll e Vitor Paro. Foram analisados os desempenhos das escolas de Rio Verde no Ideb, antes e após a implantação do Programa Mais Educação. Comparou-se o desempenho das escolas no Ideb com e sem programa num período de quatro anos. Além disso, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com alunos, monitores, professores, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas que tiveram o Programa Mais Educação implantado. Os resultados evidenciaram que no contexto de escolas de Rio Verde, GO, o programa Mais Educação está alcançando seus objetivos e, especialmente, vem contribuindo para a melhoria da aprendizagem e retirada das crianças, jovens e adolescentes vulneráveis, de situações de risco
Abstract: This study aimed to evaluate the performance of More Education Program in the city of Rio Verde, State of Goiás, and based on the results, contribute to the construction of knowledge about the big challenge of improving the quality of basic public education in Brazil. Permeated by the analysis of concept of integral education consubstantiated, mainly, by the work of Anísio Teixeira, studied the principles and strategies of More Education Program, as well as large-scale evaluation and Ideb, the main indicator for assessing the quality of Brazilian schools. The full-time school theme had as a basic reference the work of Jacqueline Moll and Vitor Paro. Were analyzed the performance of schools in Rio Verde Ideb, before and after the implementation of More Education Program. We compared the performance of schools in Ideb, with and without the program within a period of four years. Moreover, questionnaires were administered and interviews with students, monitors, teachers, coordinators and managers of schools that had implemented the More Education Program. The results evidenced that in the context of schools in Rio Verde, GO, The More Education Program is achieving its objectives and especially, has contributed to the improvement of learning and withdrawal of children, youth and vulnerable adolescents in situations of risk
Keywords: Programa Mais Educação - Goiás (Estado)
Educação integral - Sistemas de escolas municipais
Escolas - Organização e administração
More Education Program - Goiás (State)
Comprehensive education - systems of public schools
Schools - Organization and administration
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: MOREIRA, Sebastiana Aparecida. Avaliação da contribuição do Programa Mais Educação para escolas municipais de Rio Verde-GO : dos números do Ideb à percepção qualitativa dos sujeitos. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/796
Issue Date: 21-Jun-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.