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dc.creatorXavier, Ângela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6146840352746811por
dc.contributor.advisor1Marcon, Telmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7659184664426945por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:52Z-
dc.date.available2015-09-08-
dc.date.issued2013-08-12-
dc.identifier.citationXAVIER, Ângela. Da macropolítica às contradições e desafios em nível local : descortinando o PROEJA FIC em Passo Fundo/RS. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/795-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar como ocorreu a experiência do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, Formação Inicial e Continuada com Ensino Fundamental (PROEJA FIC) na cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul (RS), a partir de uma interface entre o macro e o microcontexto, concretizada, em nível local, no período de 2010 a 2011, através de uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Passo Fundo, e a Rede Municipal de Educação deste município vinculada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). No campo teórico, buscaram-se as contribuições de Sérgio Haddad, Maria Clara Di Pierro, José Gimeno Sacristán, Angel Perez I. Gómez, Dermeval Saviani, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta, Marise Ramos, Acácia Kuenzer, Jane Paiva, Maria Margarida Machado, Miguel Arroyo, entre outros. Metodologicamente, a pesquisa configurou-se como um estudo de caso, de abordagem qualitativa com uma interlocução quantitativa, envolvendo a aplicação de questionários junto aos professores que atuaram no processo local, a realização de entrevistas semiestruturadas com egressos do programa e a análise de documentos oficiais. A dissertação está estruturada em cinco capítulos. O primeiro, que é a introdução, apresenta os aspectos envolvidos na construção da pesquisa; evidencia a delimitação do tema, a justificativa, o olhar dos pesquisadores sobre o tema, a questão norteadora, os objetivos, uma síntese das opções metodológicas, bem como a estrutura que sustentou a investigação. O segundo capítulo analisa a trajetória da EJA no Brasil a partir de 1990, apontando os principais desdobramentos sócio-históricos e legais que trouxeram consequências à EJA; destaca a tradição de programas destinados à EJA e aos trabalhadores, fazendo uma síntese dos mesmos; historiciza a Reforma da Educação Profissional de 1996, regulamentada pelo Decreto 2.208/1997 e a sua herança à EJA. O terceiro capítulo caracteriza o PROEJA FIC em âmbito nacional, abrange a sua gênese, traduzida pela trajetória percorrida a partir de sua criação, através dos decretos, e o seu do Documento Base; apresenta a sua concepção de formação integral e interlocução politécnica e omnilateral de acordo com os seus documentos norteadores, retratada a partir de seus pressupostos e princípios; aborda ainda a forma de operacionalização do programa como um todo e finaliza com a sua implantação em nível nacional. O quarto capítulo focaliza a abordagem metodológica adotada, retratando o espaço empírico, constituído pelo local e os sujeitos da pesquisa; apresenta os instrumentos e os procedimentos utilizados na coleta de dados; descreve o curso na área de Construção Civil idealizado com base nas diretrizes da macropolítica do PROEJA FIC implantado em Passo Fundo. O quinto e último capítulo apresenta a análise e a interpretação dos dados obtidos, busca respostas à questão norteadora, a partir dos documentos e do olhar dos sujeitos do estudo. De acordo com a análise dos dados, identifica-se a complexidade e as contradições entre o macro e microcontexto do PROEJA FIC, abrangendo desde a implantação, implementação até os resultados do programa. Neste processo, enfatizam-se as constatações finais da pesquisa, de um lado, os desdobramentos e os reflexos promovidos no contexto local devido: (a) ao fenômeno da juvenilização; (b) à permanência da histórica cisão entre educação e trabalho; (c) à prevalência da dualidade estrutural e; (d) ao alto índice de evasão. Por outro lado, destaca-se a intenção da macropolítica em promover uma inclusão social emancipatória em contraste com as demais propostas implementadas no cenário educacional brasileiro neste âmbitopor
dc.description.abstractThis research aimed to investigate how was the experience of the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Modality of Education of Youths and Adults, Initial Formation and Continuing with School (PROEJA FIC) in the city of Passo Fundo, Rio Grande do Sul (RS), as an interface between the macro and microcontext, implemented at the local level in the period from 2010 to 2011, through a partnership between the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFSul), Campus Passo Fundo, and the Municipal Education this city related to Education of Youths and Adults (EJA). In theoretical contributions were sought of Sérgio Haddad, Maria Clara Di Pierro, José Gimeno Sacristán, Angel Perez I. Gómez, Dermeval Saviani, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta, Marise Ramos, Acácia Kuenzer, Jane Paiva, Maria Margarida Machado, Miguel Arroyo, among others. Methodologically, the research was configured as a case study, qualitative approach with a quantitative dialogue, involving the use of questionnaires with teachers who worked in the local process, conducting structured interviews with program graduates and analysis of official documents. The dissertation is structured in five chapters. The first is the introduction which presents the issues involved in building research; shows the delimitation of the subject, the justification, the look of the researchers on the topic, the research question, the objectives, a summary of the methodological options, and the structure that supported this research. The second chapter analyzed the history of adult education in Brazil since 1990, indicating the main socio-historical developments and legal consequences that brought the EJA, emphasizes the tradition of programs for adult education and workers, making a synthesis of same; historicizes Professional Education Reform 1996, regulated by Decree 2.208/1997 and their inheritance to the EJA. The third chapter features PROEJA FIC nationwide, covering their genesis, translated by trajectory from its inception, through the decrees, and its document base; presents his conception of comprehensive training and dialogue and polytechnic omnilateral according with its guiding documents, portrayed from its assumptions and principles; also discusses how to operationalize the program as a whole and ends with its implementation at the national level. The fourth chapter focuses on the methodological approach adopted, portraying the empirical space, consisting of the site and the research subjects; presents the instruments and procedures used in data collection; describes the course in Construction idealized based on the guidelines macropolitics PROEJA FIC deployed in Passo Fundo. The fifth and final chapter presents the analysis and interpretation of data, seeking answers to the main question, from the documents and the look of the study subjects. According to the data analysis, identifies the complexity and contradictions between the macro and the microcontext PROEJA FIC, ranging from the deployment, implementation until the results of the program. In this process, it is emphasized the final findings of the research, on the one hand, developments and reflections promoted in the local context because: (a) the phenomenon of younger players, (b) the permanence of the historical split between education and work, (c) the prevalence of structural duality and, (d) the high dropout rate. On the other hand, there is the intention of macropolitics in promoting social inclusion emancipatory in contrast to the other proposals in the Brazilian educational scenario implemented in this frameworkeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013AngelaXavier.pdf: 1051207 bytes, checksum: efed314f3c151d309d9c0d8a9bed406d (MD5) Previous issue date: 2013-08-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrograma Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil)por
dc.subjectEducação do adolescentepor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.subjectNational Vocational Education Program Integration with Basic Education in Youth and Adult Education Mode (Brazil)eng
dc.subjectAdolescent educationeng
dc.subjectAdult educationeng
dc.subjectEducation and Stateeng
dc.subjectVocational educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpor
dc.titleDa macropolítica às contradições e desafios em nível local : descortinando o PROEJA FIC em Passo Fundo/RSpor
dc.typeDissertaçãopor
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