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dc.creatorInácio, Maria de Lourdes Secorun-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5191709399692464por
dc.contributor.advisor1Dalbosco, Claudio Almir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1671875455751185por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:51Z-
dc.date.available2015-09-02-
dc.date.issued2012-10-04-
dc.identifier.citationINÁCIO, Maria de Lourdes Secorun. Disciplina e autonomia : um diálogo entre Kant e Adorno. 2012. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2012.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/787-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por meta investigar a importância da educação no processo de conquista da autonomia, tomando como referência as reflexões de Theodor Adorno. Como o referido autor parte do pensamento de Kant, faz-se necessário retomar as reflexões desse autor sobre o esclarecimento e a maioridade pedagógica. Inspirando-se nos dois autores, o objetivo da pesquisa é estabelecer uma relação entre o processo de ensino e aprendizagem que decorre do nascimento à fase adulta, abordando como a autonomia vai sendo conquistada durante este processo formativo. É na educação e através dela que o ser humano aprende a viver em sociedade e somente uma sociedade democrática, onde a autoridade é exercida com legitimidade e não com autoritarismo, é capaz de formar seres humanos com sensibilidade e responsabilidade para respeitar uns aos outros e não permitir que a barbárie que assolou a humanidade torne a se repetir. Para abordar o tema do esclarecimento e maioridade no pensamento dos autores, delimitou-se a investigação no escrito Sobre a pedagogia de Kant e Educação e emancipação de Adorno. A metodologia adotada é de natureza bibliográfica, implicando em um trabalho analítico-reconstrutivo dos textos, escolhendo e analisando passagens diretamente relacionadas ao tema e ao problema de investigação. Como resultado provisório, destaca-se o quanto a noção de emancipação de Adorno é tributária da noção de maioridade pedagógica de Kant, sobretudo, no que diz respeito à exigência maior posta pelo esclarecimento kantiano ao indivíduo em relação a ter a coragem de pensar por conta própria (Sapere Aude!)por
dc.description.abstractThe work presented aims to investigate the importance of Education in the process of achieving self-determination adopting, as reference, Theodor Adorno s premises. Since the author aforementioned starts his works from the ideas of Kant, it is mandatory to comprehend Kant s thoughts on enlightenment and educational adulthood. Inspired by these two authors, the main goal of this work is to establish a relationship between the teaching process and the learning ability, which begins since birth and goes until adulthood, approaching how selfdetermination is acquired during this process. Its through education that the human being learns how to live in a society, and only in a democratic society, where there s legitimate authority and not an authoritarian one, it is possible to form sensible and responsible human beings so they can respect one another and not allow that the barbaric acts that once ravaged the world happen once again. To comprehend enlightenment and adulthood in the ideas of these two authors the studies focused on Uber Padagogik by Kant and Erziechun zur Mundgkeit by Adorno, because these are fundamental to investigate the subject in hand. The utilized working method is primarily bibliographical, which implicates in an analyticreconstructive research by choosing and analyzing different fragments from many sources. As a provisory result, it is possible to assert how much Adorno s emancipation is due to Kant s educational adulthood notion, specially regarding the higher demand for the individual to have the courage to think for himself imposed by Kant s enlightenment (Sapere Aude!)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012MariadeLourdesSecorunInacio.pdf: 296766 bytes, checksum: a2bc8b46b6010039ac343211688d1dd7 (MD5) Previous issue date: 2012-10-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdorno, Theodor W., 1903-1969por
dc.subjectAutonomia (Filosofia)por
dc.subjectKant, Immanuel, 1724-1804por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectAdorno, Theodor W., 1903-1969eng
dc.subjectAutonomy (Philosophy)eng
dc.subjectKant, Immanuel , 1724-1804eng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectLearningeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpor
dc.titleDisciplina e autonomia : um diálogo entre Kant e Adornopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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