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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A investigação-ação na formação continuada de docentes universitários : caracterização, pressupostos e perspectivas
???metadata.dc.creator???: Marques, Marta 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fávero, Altair Alberto
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa foi motivada por um conjunto de inquietações oriundas das transformações ocorridas na educação superior nas últimas décadas, tais como: a expansão do número de instituições de ensino superior, o acesso democratizado e a ampliação das vagas, a ampliação da demanda por professores e o surgimento do fenômeno da improvisação docente , a busca por renovação e inovação das metodologias de ensino, a urgência de reconstruir a percepção sobre o papel do professor diante deste novo cenário e a necessidade de propor projetos de formação continuada de professores capazes de dar conta dos imensos desafios do atual cenário educacional. Frente a isso, a presente dissertação busca dar conta dos seguintes objetivos: compreender o contexto da educação superior no cenário das sociedades complexas, bem como compreender os problemas, desafios e possibilidades para a formação continuada de docentes; analisar os modelos de formação continuada para os docentes da educação superior no conjunto das políticas educacionais; identificar as características, os pressupostos, as potencialidades e os limites da investigação-ação, enquanto projeto de formação continuada para a educação superior; indicar possibilidades de formação continuada para docentes da educação superior a partir da metodologia de investigação-ação para enfrentar o fenômeno da improvisação docente. A metodologia utilizada para dar conta dos objetivos propostos constitui-se em três momentos: num primeiro momento, realizou-se uma análise crítica dos autores que tratam da problemática da expansão da educação superior; em seguida, procedeu-se a uma análise crítico-reconstrutivo do movimento da investigação-ação; por fim, procedeu-se à sistematização dos limites e possibilidades da formação continuada para docentes universitários, tendo a investigação-ação como referencial teórico e metodológico. Por meio desse processo investigativo, de caráter crítico-reconstrutivo, ancorado em autores como Stenhouse, Elliott, McKernan, Pérez-Gómez, Zabalza, Zeichner dentre outros, foi possível indicar a investigação-ação como um referencial teórico produtivo para avançar em estudos e pesquisas no âmbito das políticas educacionais. Constata-se que a investigação-ação configura-se como um horizonte promissor para constituir projetos de formação continuada de docentes universitários, bem como para projetar novas metodologias de ensino e de aprendizagem que possam atender aos desafios e demandas decorrentes do fenômeno da improvisação docente , contribuindo, dessa forma, para a melhoria da educação superior no Brasil
Abstract: This research was motivated by a number of concerns arising from the changes taking place in higher education in recent decades, such as the expansion of the number of higher education institutions, democratized access and expansion of jobs , the expansion of demand for teachers and the emergence the phenomenon of " improvisation teacher ," the search for renewal and innovation of teaching methods, the urgency of rebuilding the perception of the role of the teacher in front of this new scenario and the need to propose projects for continuing education of teachers able to realize the immense challenges of the current educational setting . Given this , this thesis seeks to realize the following objectives: understanding the context of higher education in the setting of complex societies, as well as understand the issues, challenges and opportunities for the continuing education of teachers; analyze models of continuing education for teachers of higher education in all educational policies, identifying the characteristics, assumptions, potentials and limits of research-action project as continuing education for higher education; indicate possibilities of continuing education for teachers of higher education from the action research methodology to address the phenomenon of improvisation teacher. The methodology used to account for the proposed objectives is in three stages: at first, there was a critical analysis of the authors dealing with the issue of expansion of higher education, then proceeded to an analysis criticalreconstructive movement of action research, and finally proceeded to the systematization of the limits and possibilities of continuing education for university lecturers, with action research as a theoretical and methodological. Through this research process, criticalreconstructive character, anchored on authors like Stenhouse, Elliott, McKernan, Pérez-Gómez, Zabalza, Zeichner among others, could indicate the action research as a productive theoretical framework to advance studies and research in the context of educational policies. It appears that research - action configures itself as a "horizon" promising to provide continued education programs for university teachers, as well as to design new methods of teaching and learning that can meet the challenges and demands arising from the phenomenon of "teaching improvisation", thereby contributing to the improvement of higher education in Brazil
Keywords: Ensino superior
Professores - Formação
Professores universitários
Higher education
Teachers - Training
University professors
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: MARQUES, Marta. A investigação-ação na formação continuada de docentes universitários : caracterização, pressupostos e perspectivas. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/786
Issue Date: 11-Jul-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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