Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/780
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCopatti, Carina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6743856187041578por
dc.contributor.advisor1Ormezzano, Graciela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122681952332528por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:50Z-
dc.date.available2015-08-28-
dc.date.issued2015-06-27-
dc.identifier.citationCOPATTI, Carina. Educação estética na escola indígena kaingang : propostas para o ensino de geografia. 2015. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/780-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa originou-se do desejo de aproximar a educação estética e a geografia escolar, a partir da construção de diferentes conhecimentos sobre a relação do ser humano na natureza, por meio de oficinas pedagógicas. Assim, esta dissertação tem como objetivo principal investigar a contribuição das oficinas de educação estética na aprendizagem dos alunos indígenas de 6º ano, na disciplina de geografia, considerando a necessidade de uma educação que promova diferentes conhecimentos em torno da relação ser humano-natureza, adequados à realidade do grupo. Este estudo faz parte da Linha de Pesquisa Processos Educativos e Linguagem, sendo uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, e tem como foco o ensino de geografia por meio de oficinas de educação estética. Para tanto o problema de pesquisa visa responder a seguinte indagação: De que maneira as oficinas de educação estética podem contribuir, através da disciplina de geografia, na aprendizagem dos alunos indígenas de 6º ano, facilitando a compreensão espacial e as relações socioambientais e culturais vivenciadas no cotidiano? Para tanto, primeiramente foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre as principais temáticas que norteiam esse estudo: Educação escolar indígena, ensino de geografia, cultura kaingang e educação estética. Posteriormente deu-se início à pesquisa de campo, a fim de conhecer a realidade da escola, localizada em um aldeamento indígena ao norte do Rio Grande do Sul. A seguir, foram realizadas observações no ambiente escolar e em sala de aula, durante as aulas de geografia de uma turma de alunos de 6º ano, e anotadas no diário de campo. A partir dessas contribuições iniciou-se o processo de construção de oficinas de educação estética para posterior aplicação, tornando possível a coleta de dados para a pesquisa. Com as observações feitas e as atividades realizadas durante as oficinas, foi possível identificar diferentes possibilidades de ensino-aprendizagem. Nessa pesquisa considerou-se a necessidade de contribuir para um processo de humanização do ensino da geografia através das possibilidades oriundas da educação estética. Desse modo, foi realizada a descrição e a interpretação das essências fenomenológicas que emergiram na pesquisa, a partir do método de Giorgi e mais uma essência acrescentada por Comiotto, citados por Ormezzano e Torres (2003). Este estudo teve como principais referências Cavalcanti, Callai, Ormezzano, Duarte Jr., Faustino e Pavianipor
dc.description.abstractThis research was originated from the desire to bring the aesthetic education and school geography, from the construction of different knowledge about the relationship of humans in nature, through educational workshops. Thus, this thesis aims to investigate the contribution of aesthetic education workshops in the learning of indigenous students in 6th grade, in the discipline of geography, considering the need for an education that promotes different knowledge on the relationship between human beings and nature, appropriate the reality of the group. This study is part of the Educational Processes Research Line and Language, being a qualitative ethnographic research nature, and focuses on teaching geography through aesthetic education workshops. For both the problem of research aims to answer the following question: How do the aesthetic education workshops can contribute, through the discipline of geography, learning of indigenous students in 6th grade, facilitating spatial learning and environmental and cultural relations experienced in everyday? Indigenous education, geography teaching, kaingang culture and aesthetic education: Therefore, first a literature search on the key themes that guide this study was developed. Subsequently was initiated to field research in order to know the reality of the school, located in an indigenous village on north of Rio Grande do Sul. Then observations in the school setting and in the classroom were conducted during geography lessons to a group of students from 6th grade, and recorded in the field diary. From these contributions we started the construction process of aesthetic education workshops for application, making it possible to collect data for research. With the observations made and activities undertaken during the workshops was possible to identify different possibilities for teaching and learning. In this research we considered the need to contribute to a process of humanization of geography teaching through the possibilities coming from the aesthetics education. Thus, we carried out a description and interpretation of the phenomenological essences that emerged in the research, from the method of Giorgi and more an essence added by Comiotto cited by Ormezzano and Torres (2002). This study had as main references Cavalcanti, Callai, Ormezzano, Duarte Jr., Faustino and Pavianieng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014CarinaCopatti.pdf: 3001380 bytes, checksum: 5308ef0b5980d2da8bdc2d143f5b7920 (MD5) Previous issue date: 2015-06-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectÍndios Kaingangpor
dc.subjectÍndios - Educaçãopor
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectKaingangeng
dc.subjectIndians - Educationeng
dc.subjectGeography - Study and teachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleEducação estética na escola indígena kaingang : propostas para o ensino de geografiapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2014CarinaCopatti.pdf3.59 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.