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dc.creatorBeccari, Marina Miri Braz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2733535303633709por
dc.contributor.advisor1Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:50Z-
dc.date.available2015-08-27-
dc.date.issued2013-08-19-
dc.identifier.citationBECCARI, Marina Miri Braz. A pós-graduação e sua atuação no âmbito da educação básica : elementos a partir do caso do PPGEDU/UPF. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/778-
dc.description.resumoEsta dissertação concentra-se num estudo longitudinal focado nos 15 (quinze) anos do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade de Passo Fundo, objetivando verificar as implicações e interlocuções existentes entre este programa e a Educação Básica. Diante dessa proposta, busca-se desvelar a seguinte problemática: quais as contribuições tangíveis do curso de mestrado em educação/UPF para a agenda da Educação Básica? Para o entendimento e a exploração dessa questão, partiu-se de uma pesquisa documental dos aportes que foram elaborados durante os quinze anos do Programa de Pós-Graduação em Educação, seguida de uma revisão bibliográfica e também de um estudo referente às Políticas Educacionais elaboradas para essa etapa da educação. O estudo justifica-se pelo fato de a Pós-Graduação stricto sensu em Educação caracterizar-se como sendo um grande avanço para o cenário educativo, apresentando possibilidades e perspectivas que abarcam transformações no âmbito econômico, político, social, cultural e educacional. Partindo desse pressuposto, nota-se a relevância de realizar um estudo acerca das interlocuções entre o PPGEdu/UPF e a Educação Básica, descortinando assim as relações existentes entre estes dois níveis de ensino. Conclui-se que existem iniciativas concretas tanto por parte do Ensino Superior quanto da Educação Básica, cujas ações estão sendo desenvolvidas para chamar/incentivar os professores do ensino básico a participarem de processos de formação permanente, estabelecendo diálogos, propostas de produções compartilhadas, incentivo através de bolsas de estudos para o ingresso destes docentes na Pós-Graduação stricto sensu, trazendo, assim, para dentro do espaço acadêmico o contexto atual da Educação Básica e, em contrapartida, levando novas ideias e propostas para dentro das salas de aulapor
dc.description.abstractThis dissertation focuses on a longitudinal study focused within fifteen (15) years of Post -Graduate Education in the strict sense of the University of Passo Fundo, aiming to verify the implications and dialogues between this program and the Basic Education. Given this proposal, we seek to uncover the following problem: what tangible contributions of the Master's degree in education/UPF for the agenda of Basic Education? For the understanding and exploitation of this issue, we started with a documentary research the concepts that were developed during the fifteen years of the Program Graduate Education, followed by a literature review and also a study regarding educational policies developed for this stage of education. The study is justified by the fact that the Graduate Education in the strict sense be characterized as a major breakthrough for the educational setting, presenting options and perspectives that include changes in the economic, political, social, cultural and educational. Based on this assumption, we note the importance of conducting a study about the dialogues between PPGEDU/UPF and Basic Education, thus revealing the relationship between these two levels of education. We conclude that there are concrete initiatives both by the Higher Education as Basic Education, whose actions are being developed to draw/encourage school teachers to participate in ongoing training processes, establishing dialogues, proposals productions shared encouragement through scholarships for entering these teachers in Graduate strictly, thus bringing into the academic space the current context of basic education and, in return, bringing new ideas and proposals into the classroomseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013MarinaMiriBrazBeccari.pdf: 1186369 bytes, checksum: d5377d5fae49b292b8257cb6cf0463ff (MD5) Previous issue date: 2013-08-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectUniversidade de Passo Fundo. Mestrado em Educaçãopor
dc.subjectPós-graduação - Históriapor
dc.subjectUniversity of Passo Fundo. Master of Educationeng
dc.subjectGraduate - Historyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA pós-graduação e sua atuação no âmbito da educação básica : elementos a partir do caso do PPGEDU/UPFpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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