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dc.creatorRossi, Cláudia Adriana Zamboni-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8724926776072074por
dc.contributor.advisor1Marcon, Telmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7659184664426945por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:50Z-
dc.date.available2015-08-27-
dc.date.issued2013-03-25-
dc.identifier.citationROSSI, Cláudia Adriana Zamboni. Política de formação continuada : um estudo da escola de agentes leigos de Vacaria/RS (1986-1995). 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/775-
dc.description.resumoO resgate da Teologia da Libertação, que em seus processos metodológicos prioriza um novo jeito de ser igreja, apresenta a experiência de educação não formal como alternativa visando a desenvolver propostas de formação continuada, nas quais os sujeitos envolvidos são protagonistas do processo educativo. Um desses espaços foi constituído pelas Escolas de Formação de Leigos, entre os anos de 1970 e 1980, nas várias dioceses brasileiras. Esta pesquisa está focada na Diocese de Vacaria, Rio Grande do Sul, que em 1988 iniciou uma experiência de educação popular com a criação de uma Escola de Agentes de Pastoral (EAP), para leigos católicos. Nesse sentido, foram buscados na educação popular subsídios teóricos que possibilitassem a conscientização dos sujeitos sobre sua realidade e suas práticas. O foco da pesquisa consiste em investigar o desenvolvimento da Escola de Agentes Leigos de Pastoral da Diocese de Vacaria: os temas trabalhados, a metodologia utilizada, os impactos da formação dos agentes que dela participaram. Na reconstrução e compreensão dessa experiência de educação popular foi utilizada uma abordagem dialética, por meio da quais procedeu-se à análise da experiência como um todo, seus avanços, conflitos e contradições. Foram analisadas diferentes fontes, entre elas documentos dos registros da Diocese N. Sra. da Oliveira; entrevistas com os coordenadores da Escola de Agentes de Pastoral e uma amostragem de leigos que participaram da escola; registros escritos resultantes da sistematização realizada nas diferentes etapas do curso. Assim, este trabalho mostra como a formação continuada da Escola de Agentes Leigos de Pastoral influenciou nas ações cotidianas dos sujeitos participantes na comunidade localpor
dc.description.abstractThe rescue of Theology Of Liberation in which its methodological processes prioritizes a new way of being church, presents the experience of non-formal education as an alternative in order to develop proposals for Continuing Education, where the protagonists are individuals involved in the educational process. One of these spaces were constituted by schools of training lays between the years 1970 and 1980 in several Brazilian dioceses. This research is focused in the Diocese of Vacaria, Rio Grande do Sul state, where in 1988 began an experience of popular education with the creation of a School of Pastoral Agents (EAP) for Catholic layman. In this sense, theoretical support was sought in popular education, that would allow the awareness of individuals about their reality and their practices. The focus on the research consists of investigating the development of the School layman of Pastoral agents, from the Diocese of Vacaria: the topics worked, the methodology used, the impact of training the staff that took part . In the reconstruction and understanding of this experience of popular education, it has been used a dialectic approach, in which the analysis of the experience was proceeded as a whole, its advances, conflicts and contradictions. Different sources were analyzed, including documents from the records of the Diocese N.Sra Oliveira; interviews with the coordinators of the school, written records resulting from systematization performed in different stages of the course. Thus, this paper shows how the continued training of the layman Pastoral Agents influenced the everyday actions of the individuals participating in the local communityeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013ClaudiaAdrianaRossi.pdf: 640251 bytes, checksum: d7eed31913eb20cdee6fd2d57ba92a06 (MD5) Previous issue date: 2013-03-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação popular - Vacaria (RS)por
dc.subjectTeologia pastoralpor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectTeologia da libertaçãopor
dc.subjectPopular education - Vacaria (RS)eng
dc.subjectPastoral Theologyeng
dc.subjectTeachers - Trainingeng
dc.subjectTheology of Liberationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpor
dc.titlePolítica de formação continuada : um estudo da escola de agentes leigos de Vacaria/RS (1986-1995)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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