Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/773
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSacon, Roberta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5302623863727794por
dc.contributor.advisor1Grando, Neiva Ignês-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:49Z-
dc.date.available2015-08-27-
dc.date.issued2013-09-24-
dc.identifier.citationSACON, Roberta. A matemática na visão de alunos da educação de jovens e adultos. 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/773-
dc.description.resumoO estudo objetivou analisar a visão dos alunos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos sobre a Matemática desenvolvida nesta modalidade de ensino, partindo do seguinte questionamento: Qual a visão que alunos, concluintes do Ensino Fundamental, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos possuem sobre a Matemática? Os sujeitos da pesquisa foram 14 alunos da Totalidade T 6 (última totalidade do Ensino fundamental), de um Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, localizado em uma cidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa é de abordagem qualitativa, utilizando como coleta de informações o uso de um questionário direcionado aos alunos. Para a análise foram definidas as seguintes categorias: importância da EJA para os alunos, motivos da volta à escola, metodologia da Matemática na EJA, ensino na EJA e aprendizagem matemática, relação entre a Matemática estudada na sala de aula da EJA com os diferentes contextos. Os resultados evidenciam que a visão que os alunos possuem sobre a EJA gira em torno de uma progressão mais rápida nos estudos e recuperação do tempo perdido, para, assim, buscar inserção no mercado de trabalho, considerando que a EJA adquire importância para esses alunos no momento em que ela torna-se uma alternativa a mais para aqueles que, por algum motivo, foram excluídos do sistema educacional regular. Em relação a diferenças metodológicas, os alunos não elencam fatores determinantes, apenas destacam a afetividade como fator diferencial entre as duas modalidades de ensino, afirmando estar mais presente na EJA. Também durante a pesquisa ficou evidenciado que os alunos atribuem a aprendizagem a eles mesmos, ou seja, afirmam que só aprendem se estiverem interessados e se forem dedicados ao ensino. Outro aspecto relevante é o fato de perceberem a Matemática nas ações mais simples do cotidiano, concordando que a Matemática é de suma importância para o seu dia a diapor
dc.description.abstractThis study has as its main goal, to analyze the perspective of the students that study at the Education of Young and Adults about mathematics, developed in this model of education, allowing the following debate: what is the view that students of the senior year of the fundamental school, in the Education of Young and Adults model have about mathematics? The subjects of this research were fourteen students of the T 6 (The last totality of the fundamental school), a core of Education for Youth and Adults, a city located in the northwest of the state of Rio Grande do Sul. This research have a qualitative approach, using as information gathered, a series of questions directed to the students. To the analysis where listed categories, determined a priori, for the objective may be reached. Once those where defined as: the motivations to come back to school, the importance of EJA to the students, the method of teaching mathematics at EJA, teaching at EJA and learning math, the relation between mathematics studied at EJA classroom with the different contexts. The results show that the view that students have about EJA, is far beyond then to recover the lost time, the faster progression and the search for the insertion in the Job market, being at EJA acquires main importance to those students in the moment that it becomes an alternative to those that for some reason where excluded of the regular educational system. In relation to the methodological differences, the students did not pinpoint determinant factors, only highlighted the affection as a differential factor between the two models of teaching, confirming that to be more present at EJA. Also during the research, it become evident that students have attributed their learning to themselves, so, confirming that they will only learn if they are interested and if they are dedicated to the education, another relevant aspect is the fact that, they noticed the mathematics in their most simple day by day actions, proving that mathematics is very important for their daily lifeeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013RobertaSacon.pdf: 1491439 bytes, checksum: 301375e8fca2d4ebb9b5801fa170d441 (MD5) Previous issue date: 2013-09-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectEducação do adolescentepor
dc.subjectMathematics - Study and teachingeng
dc.subjectAdult educationeng
dc.subjectAdolescent educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleA matemática na visão de alunos da educação de jovens e adultospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2013RobertaSacon.pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.