Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/770
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGengnagel, Claudionei Lucimar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3676481979050032por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Adriano Canabarro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1841882790688813por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:49Z-
dc.date.available2015-08-27-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.citationGENGNAGEL, Claudionei Lucimar. Facebook e educação : tecendo caminhos a partir de uma prática pedagógica com os alunos do ensino médio. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/770-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo verificar as potencialidades e as limitações do Facebook no processo de motivação dos alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Salvatoriano Bom Conselho de Passo Fundo/RS. Para tanto, a busca por referencial teórico e a atividade prática desenvolvida buscaram dar respostas ao seguinte problema: Quais os desdobramentos da utilização do Facebook no processo de motivação dos alunos para o ensino da disciplina de História? No escopo deste estudo optou-se por discutir alguns conceitos advindos da cultura da aprendizagem, da interação e da importância da motivação para o processo de ensino. Vindo ao encontro dessas temáticas, analisaram-se os processos que permeiam a virtualização da aprendizagem, bem como os conceitos de ciberespaço e, por fim, as possibilidades advindas da inserção das redes social, em especial do Facebook, no contexto educacional. O que se verificou na rede é que a motivação intrínseca é muito difícil de ocorrer naturalmente nos alunos, visto que muitos ainda estão enraizados no contexto convencional e quantitativo de educação, em que só vale a pena aprender ou participar de uma atividade extra se receber algo em troca, preferencialmente uma nota. No contexto vivenciado no grupo do Facebook, a interação possível foi muito diferente daquela que realmente se concretizou. Enquanto havia inúmeras possibilidades, o que se observou foi uma interação moderada, com alguns alunos bastante ativos, mas também vários outros totalmente omissos do processo. Porém, mesmo com dificuldades de interação e de mudança na motivação dos alunos, ao inserir o professor no mundo deles, verificou-se que a hierarquia rígida da sala de aula é rompida, aproximando a turma dos conteúdos e da disciplina de História.por
dc.description.abstractThis study aims to determine the potential and limitations of Facebook in the process of motivating students of 2nd year high school Colégio Salvatoriano Bom Conselho de Passo Fundo/RS. Therefore, the search for theoretical and practical activity developed sought to provide answers to the following problem: What are the consequences of the use of Facebook in the process of students' motivation for teaching the discipline of history? In the scope of this study we chose to discuss some concepts stemming from the culture learning, interaction and importance of motivation for the teaching process. Welcome to encounter these issues, we analyzed the processes that underlie the virtualization of learning as well as the concepts of cyberspace and finally, the possibilities arising from the integration of social networks, especially Facebook, in the educational context. What we found on the net is that intrinsic motivation is very difficult to occur naturally in students, since many are still rooted in the context of conventional and quantitative education, where only worthwhile to learn or participate in an activity if we get something extra in return, preferably numeric - note. Experienced in the context of the Facebook group, the possible interaction was very different from what actually materialized. While there are numerous possibilities, which noted it was a moderate interaction with some very active students, but also many other totally null in the process. But even with limited interaction and change of motivation in students to enter the world of the same teacher, it was found that the rigid hierarchy of the classroom is broken, approaching the class content and the discipline of history.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013Claudionei_Lucimar_Gengnagel.pdf: 8441598 bytes, checksum: ac4ef9e3a1750afe265d5b163e9de96d (MD5) Previous issue date: 2013-08-23eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - Efeito das inovações tecnológicaspor
dc.subjectInovações educacionaispor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectFacebook (Rede social on-line)por
dc.subjectEducation - Effect of technological innovationseng
dc.subjectEducational innovationseng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectFacebook (social network on-line)eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFacebook e educação : tecendo caminhos a partir de uma prática pedagógica com os alunos do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.