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dc.creatorScolari, Adriel Paulo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5837193026711911por
dc.contributor.advisor1Mühl, Eldon Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402290519296482por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:47Z-
dc.date.available2015-08-20-
dc.date.issued2014-08-08-
dc.identifier.citationSCOLARI, Adriel Paulo. Homofobia e educação : problematizações e possibilidades de construção de uma cultura de respeito e liberdade às diferenças. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/761-
dc.description.resumoO presente trabalho analisa o problema da homofobia e discute as perspectivas e possibilidades de construção, através da educação, de uma cultura que visibilize e valorize as diferenças. Muitos discursos e práticas atuais ainda abordam as homossexualidades de forma depreciativa e preconceituosa. Quando esses discursos e práticas encontram-se nos ambientes educacionais, a preocupação torna-se ainda maior, pois nesses ambientes estão se constituindo as subjetividades dos indivíduos das próximas gerações. Se o que se pretende com a educação é formar um mundo solidário, onde todos os indivíduos relacionem-se de forma digna e democrática, é necessário preocupar-se com uma formação que produz sentimentos de repugnância e ódio entre os seres humanos, como, por exemplo, a homofobia. Apesar de muitos avanços neste sentido, considerando o século em que vivemos, a homofobia é um fenômeno ainda muito presente na sociedade, incluindo a brasileira, e sua repercussão atinge as escolas. Nesta dissertação, com base em um estudo bibliográfico de abordagem hermenêutica, busca-se analisar as causas desses comportamentos e avaliar algumas ideias que podem contribuir para o desenvolvimento de uma educação não discriminadora da liberdade sexual. Para tanto, descrevem-se, incialmente, algumas práticas de homofobia produzidas e reproduzidas nos ambientes educacionais e, posteriormente, à luz de Michel Foucault e Martha Nussbaum, investigam-se as raízes dos discursos e dos sentimentos contrários às sexualidades que divergem do padrão heterossexual, tido como natural ou normal . Também se investiga, a partir da construção desse padrão, como as demais formas de existir ou de praticar as sexualidades foram se tornando estigmatizadas, repulsivas, causando exclusão e violência física e psicológica ao longo dos tempos. Com base nessas reflexões, apontam-se as possibilidades e perspectivas que podem desestabilizar a homofobia na sociedade, principalmente, a partir da educação das futuras geraçõespor
dc.description.abstractThe following work examines the homophobia problem and discusses the perspectives and possibilities of constructing, through education, a culture which visualizes and values the differences. Many discussions and current practices still have the homosexuality in a depreciating and prejudice way. When these discussions and practices are found in educational environments, the concern becomes even wider because in these environments next generations individual‟s subjectivities are being formed. If making a solidary world is intended by education, in which all the individuals have a dignified and democratic relationship, it is necessary to worry about an education that creates repugnancy and hate among human beings, for instance, the homophobia. Despite many advances in this aspect, considering the century we are living, the homophobia is a highly present phenomenon in our society, including the Brazilian one, and its repercussion reaches schools. In this dissertation, based on a bibliographic study with hermeneutical approach, it is aimed to analyze the causes for these kinds of behaviors and to evaluate some ideas, which might contribute for the development of a sexual freedom non-discriminating education. Therefore, it is initially described some homophobia practices generated and reproduced in the educational atmosphere and, subsequently based on Michel Foucault e Martha Nussbaum, it is investigated the roots of discussions and sexualities opposed feelings which diverge from the heterosexual pattern, known as natural or normal . From the construction of this pattern, it is also examined how the other ways of living and practicing sexualities were made stigmatized, repulsive, causing exclusion, physical and psychological violence along the years. Based on these considerations, the possibilities and perspectives are pointed out and they can destabilize homophobia in the society, mainly through future generationseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014AdrielScolari.pdf: 420642 bytes, checksum: 7b5d097f376da9e3e752794b8e358446 (MD5) Previous issue date: 2014-08-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSociologia educacionalpor
dc.subjectReligião e culturapor
dc.subjectHomossexualidadepor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducational sociologyeng
dc.subjectReligion and cultureeng
dc.subjectHomosexualityeng
dc.subjectIdeologyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleHomofobia e educação : problematizações e possibilidades de construção de uma cultura de respeito e liberdade às diferençaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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