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dc.creatorMorgan, Marisa Ignes Orsolin-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6414615431038433por
dc.contributor.advisor1Cenci, Angelo Vitório-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5553067405853480por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:47Z-
dc.date.available2015-08-20-
dc.date.issued2014-12-15-
dc.identifier.citationMORGAN, Marisa Ignes Orsolin. Programa ProJovem adolescente : um olhar a partir da teoria crítica de Honneth. 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/758-
dc.description.resumoA presente dissertação propõe, a partir da análise dos eixos estruturantes e das dimensões metodológicas do programa Projovem Adolescente, tematizar a dimensão socioeducativa desse programa. Para tanto, busca-se analisar o Projovem à luz da Teoria do Reconhecimento de Honneth como proposta de educação não formal. Como referência para a investigação, são, aqui, explorados aspectos da identidade político-social do programa, partindo da análise de seus eixos estruturantes, visando situar as dimensões metodológicas que fundamentam as ações socioeducativas desenvolvidas, bem como indicar de que modo essas dimensões podem ser compreendidas como possíveis potencializadoras da busca por reconhecimento através da leitura feita de tais dimensões pelo viés da teoria crítica de Honneth. Assim, o esforço consiste, em última instância, em mostrar que o Projovem Adolescente, enquanto proposta educativa não formal, apresenta um potencial de reconhecimento intersubjetivo capaz de contribuir para a formação da identidade, para a socialização e para a inclusão social. Para dar conta do objetivo estabelecido, parte-se de pesquisa documental com base em documentos oficiais sobre o Projovem Adolescente e de documentos da política nacional de assistência social e afins. À dimensão documental se articula a pesquisa bibliográfica como procedimento analítico-reconstrutivo que, neste trabalho, toma por base um recorte da obra de Honneth e produções acerca do tema do reconhecimento no campo das ciências sociais e da filosofia, bem como de estudos que abordam a educação não formal de maneira direta ou indiretapor
dc.description.abstractThis thesis proposes, from the analysis of the structural axis and methodological dimensions Projovem Adolescent Program, foregrounding the social and educational dimension of the program as proposed handles non-formal education to the Theory of recognition Honneth. Explored as a reference for research, aspects of political and social identity of the program based on an analysis of its main principles in order to situate the methodological dimensions that underlie social and educational activities undertaken by the program under study and indicate how socio methodological dimensions of the program can be understood as possible potentiating the quest for recognition from reading what we make it through the critical theory Honneth. Our effort is, ultimately, to show that the Projovem Adolescent, while non-formal educational program, has a potential for intersubjective recognition can contribute to identity formation, socialization and social inclusion. To realize the goal set is a part-documentary research based on official documents about Projovem Adolescent and documents of national social welfare policy and the like. The documentary dimension articulates the literature as analytical-reconstructive procedure in this work is based on a clipping from the work of Honneth and productions on the theme of recognition in the field of social sciences and philosophy, as well as studies that address education non-formal directly or indirectly, as a Gohn and Calimaneng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014MarisaIgnesOrsolinMorgan.pdf: 417191 bytes, checksum: dbea7874b503d22b5cd9daf7978f8be5 (MD5) Previous issue date: 2014-12-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHonneth, Axel, 1949- - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSociologia educacionalpor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectHonneth , Axel , 1949- - Criticism and interpretationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducational sociologyeng
dc.subjectTeenseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePrograma ProJovem adolescente : um olhar a partir da teoria crítica de Honnethpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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