Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br/jspui/handle/tede/756
Tipo do documento: Dissertação
Título: Saberes e sabores da docência : o que move o professor de biologia na/para a sala de aula
Autor: Confortin, Renata 
Primeiro orientador: Caimi, Flávia Eloísa
Resumo: O presente estudo circunscreve-se no campo da epistemologia da prática e se justifica pela necessidade de compreender os processos de constituição profissional e de apropriação e mobilização de saberes dos professores, com vistas a compreender as práticas que se desenrolam no cotidiano das escolas e das salas de aula. No esforço de identificar as especificidades que caracterizam a prática de dois professores de Biologia no ensino médio, que se destacam pela qualidade da sua atuação profissional, investigou-se como se constituem seus saberes docentes na confluência das experiências familiares, escolares, formativas e sociais. Ainda, buscou-se compreender que saberes mobilizam para dar conta de sua tarefa de (bem) ensinar Biologia, em função da experiência colocada em prática, da gestão da classe, da gestão da matéria e do gosto por ser professor. Com base nos estudos de Tardif (2000, 2012), Gauthier et al. (1998), Nóvoa (1995a, 1995b, 2007), Pimenta (2012), Perrenoud (2001, 2002, 2013), dentre outros, o caminho metodológico foi percorrido a partir da triangulação entre três técnicas, a história de vida, a entrevista semiestruturada e a observação de aulas. Os resultados apontam para processos que configuram em certos momentos singularidades e em outros regularidades tanto no modo de constituição como na forma de mobilização de saberes pelos professores. Depreende-se, como centralidade destes percursos, a influência dos professores ao longo da escolarização básica e superior - com destaque às aprendizagens que dizem respeito aos valores interpessoais, como o respeito, o afeto, a humanização das relações pedagógicas - e o lugar central da experiência na constituição dos saberes do professor. No que concerne aos modos de mobilização de saberes, compreende-se que os percursos são muito particularizados em função, dentre outros fatores que apareceram menos evidentes, do estágio em que o professor encontra-se na carreira. O professor experiente parece mobilizar saberes mais especificamente na gestão da classe; ao contrário, o professor novato o faz na gestão da matéria. Ainda, evidencia-se que a prática destacada dos dois professores sujeitos dessa investigação é marcada pelo gosto de exercer a docência, por um profundo carinho pelos alunos, pela importância que atribuem ao ser professor, pela responsabilidade com que assumem a condução da sala de aula
Abstract: This study is circumscribed on the epistemology of practice field and is justified by the need to understand the processes of professional formation and appropriation and mobilization of teachers knowledge, in order to understand the practices that take place in daily life of schools and classroom. In the effort to identify the specificities that characterize the practice of two Biology teachers in High School, that stand out by the quality of their professional performances, it was investigated how it is constituted their teachers knowledge at the confluence of family, school, educational and social experiences. Still, it was seek to understand what knowledge they mobilize to perform his/her job of teaching Biology (well), related of the experience put in practice, the class management, the subject management and the will of being a teacher. Based on studies by Tardif (2000, 2012), Gauthier et al. (1998), Nóvoa (1995a, 1995b, 2007), Pimenta (2012), Perrenoud (2001, 2002, 2013), among others, to attain these purposes, the methodological path was traversed from the triangulation of three techniques: the life story, the semi structured interview and the classes observation. The preliminary results indicate processes that configure singularities in certain moments and in others regularities in both constitution and form of knowledge mobilization by teachers. It is understood, as the centrality of these pathways the teachers influence throughout elementary and higher education - especially to the learnings that relate to interpersonal values, such as respect, affection, humanization of pedagogical relationships - and the central place of experience on the constitution of teacher knowledge. Concerning to the modes of knowledge mobilization, it is understood that the paths are very individualized in function, among other factors that appeared less evident, of the stage that the teacher is in his/her career. The experienced teacher seems to mobilize knowledge more specifically in the class management, on opposite, the novice teacher does it in the subject management field. Still, it is evident that the detached practice of two teachers subject of this investigation is marked by the will of teaching, a deep caring for students, the importance of being a teacher, with the responsibility that they assume the conduct the classroom
Palavras-chave: Professores de biologia
Biologia - Ensino médio
Biology teachers
Biology - High school
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade de Passo Fundo
Sigla da instituição: UPF
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CONFORTIN, Renata. Saberes e sabores da docência : o que move o professor de biologia na/para a sala de aula. 2014. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/756
Data de defesa: 29-Aug-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2014RenataConfortin.pdf751,86 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.