Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/755
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoreira, Debora Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8773815990227857por
dc.contributor.advisor1Ormezzano, Graciela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122681952332528por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:46Z-
dc.date.available2015-08-20-
dc.date.issued2014-09-04-
dc.identifier.citationMOREIRA, Debora Oliveira. Atitude estética na formação continuada de professores do ensino fundamental. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/755-
dc.description.resumoO presente estudo, situado na Linha de Pesquisa Processos Educativos e Linguagem, originou-se do desejo de aproximar a educação estética da formação continuada de professores do ensino fundamental, através de oficinas que contemplassem o desenvolvimento da dimensão estética de docentes por meio de construções elaboradas nas estratégias textuais referidas por Mario Gennari (1997). Nesse contexto, o trabalho teve como objetivo investigar que possibilidades oferece o desenvolvimento de oficinas de educação estética para a formação continuada de professores e que sentido eles dão a uma atitude estética na educação. Indaga-se, portanto, de que maneira o desenvolvimento de oficinas de educação estética pode contribuir para a formação continuada de professores e que sentido tem para eles uma atitude estética. A fim de responder A fim de responder A fim de responder A fim de responder A fim de responder A fim de responder A fim de responder A fim de responder a tais questionamentos e outras indagações levantadas durante a pesquisa, utilizou-se a pesquisa de abordagem qualitativa, por meio da qual foi possível verificar as construções elaboradas com base nas oficinas de educação estética, levadas a efeito nos encontros de formação continuada dos professores. A investigação foi realizada por meio de observação participante, documentada em diário de campo, e fundamentou-se no paradigma humanista, destacando-se, dentre os autores principais que embasaram o trabalho, João-Francisco Duarte Junior (2008; 2001; 1994). Os dados foram analisados com base no método fenomenológico proposto por Giorgi (1985) e Comiotto (1992). Dessa compreensão emergiram três essências: a educação estética na escola; linguagens da arte como forma de expressão; e relações interpessoais no ambiente escolar. Foram realizadas quatro oficinas com um grupo de professores de uma escola de ensino fundamental de um município localizado ao norte do Rio Grande do Sul. A vivência sensibilizou os professores quanto à importância do desenvolvimento do conhecimento sensível, o qual possibilita ao ser humano ser e estar no mundo, agindo de forma a transformar a realidade em que vive e a tornar o mundo um lugar melhor para viverpor
dc.description.abstractThe present study, located in the Search Line Educational Processes and Language, originated from the desire to bring the aesthetic education of continued education of elementary school teachers, through workshops covering the development of the aesthetic dimension of teachers por meio de construções elaboradas nas estratégias textuais referidas por Mario Gennari (1997). In this context, the objective of this work was to investigate what opportunities offers the development of workshops of aesthetic education for the continuing education of teachers, and which direction they give an aesthetic attitude in education. There are, therefore, the way in which development of workshops of aesthetic education can contribute to the continuing education of teachers and what sense is for them an aesthetic attitude. In order to respond to these questions and other questions raised during the research, we used the qualitative research, by means of which it was possible to check the buildings drawn up on the basis of the workshops of aesthetic education, carried out in meetings continuing education of teachers. The research was carried out by means of participant observation, documented in a field diary, and is based on humanistic paradigm, highlighting, among the major authors that motivated the work, John-San Francisco Duarte Junior (2008; 2001; 1994).The data were analyzed on the basis of the phenomenological method proposed by Giorgi (1985) and Comiotto (1992). This understanding emerged three essences: the aesthetic education in school; languages of art as a form of expression; and interpersonal relationships within the school environment. There were four workshops with a group of teachers of a primary school, a municipality located in the north of the Rio Grande do Sul.The experience has drawn the attention of the teachers regarding the importance of the development of sensitive knowledge, which enables the human being, being in the world, acting in such a way as to transform the reality in which he lives and make the world a better place to live.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014DeboraOliveiraMoreira.pdf: 908823 bytes, checksum: 55f3b180dbada361e2954787b0808a68 (MD5) Previous issue date: 2014-09-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectProfessores de ensino fundamentalpor
dc.subjectEducação - Estéticapor
dc.subjectTeachers - Trainingeng
dc.subjectElementary school teacherseng
dc.subjectEducation - Aestheticseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTEpor
dc.titleAtitude estética na formação continuada de professores do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.