Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/748
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorScartazzini, Simone Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2419048761071660por
dc.contributor.advisor1Ormezzano, Graciela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122681952332528por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:45Z-
dc.date.available2013-06-04-
dc.date.issued2012-09-06-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/748-
dc.description.resumoEste estudo pretendeu promover discussões acerca da educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil e vincula-se à linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem. A problemática desenvolveu-se a partir do questionamento: O processo de educação estética na formação em serviço de um grupo de professoras e monitoras de uma escola de educação infantil contribui para a formação profissional? Como objetivo principal, elegeu-se descrever e analisar esse processo, para, com base nisso, verificar a contribuição de oficinas de educação estética na formação profissional das referidas participantes. A investigação foi realizada por meio de um estudo de caso, utilizando-se a observação participante, documentada em diário de campo, e fundamentada de acordo com o enfoque dos paradigmas existencial e humanista. Foram realizadas cinco oficinas com um grupo de professoras e monitoras de uma escola de educação infantil de um município localizado ao norte do Estado do Rio Grande do Sul. Procedeu-se à descrição das oficinas e à análise de conteúdo do material, do que surgiram três categorias: "O olhar do professor sobre o tempo", "O papel do professor na construção coletiva e nas transformações das práticas escolares" e "O lúdico no processo de ensino-aprendizagem". Ao longo do estudo, constatou-se que o processo de educação estética, na formação em serviço, torna o ambiente e as relações de trabalho mais favoráveis, com maiores possibilidades para uma melhor formação e um desenvolvimento mais profícuo na aprendizagem das criançaspor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012SimoneMariaScartazzini.pdf: 1887928 bytes, checksum: 6ce5d16ac98f1f7d736fba75d7874e9e (MD5) Previous issue date: 2012-09-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de criançaspor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectEstéticapor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectTeacher educatorseng
dc.subjectAestheticseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpor
dc.titleA educação estética na formação em serviço do professor de educação infantilpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.