Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/746
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMorais, Marlei Teresinha Santos de-
dc.contributor.advisor1Ormezzano, Graciela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122681952332528por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:44Z-
dc.date.available2009-07-30-
dc.date.issued2007-10-01-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/746-
dc.description.resumoEste trabalho investiga o que significa para os adolescentes sua participação em oficinas de orientação profissional. Durante os encontros, provocou-se as expressões adolescentes para entender o significado da proposta metodológica de orientação profissional. A oficina foi distribuída em onze encontros, com dinâmicas de sensibilização, exploração, autoconhecimento, jogos, produções textuais e produções plásticas. Participaram da oficina nove alunos concluintes de uma escola de ensino médio, tendo como critério de participação, fundamentalmente, a vontade e a disponibilidade dos mesmos, ficando composto por seis meninas e três meninos. Os alunos, por meio de material escolhido, expressaram por textos iconográficos o que significou para eles a participação nestas atividades de orientação profissional. A interpretação dos textos deu-se com base na leitura transtextual singular, segundo Ormezzano (2001). Com a leitura das imagens constatou-se que a participação na oficina de orientação profissional significou para esse grupo de alunos um espaço de escuta às suas perguntas. Nos momentos de reflexão sobre si e sobre as profissões, os adolescentes foram se descobrindo e construindo a identidade ocupacionalpor
dc.description.abstractThis work was done to investigate what the meaning was for teenagers in participating of professional orientation workshops. During the meetings, teenager´s expressions were provoked to understand the meaning of the methodological professional orientation proposal. The workshop was divided into eleven meetings, with dynamics of sensibilization, exploring, self knowledge, games, textual productions and art productions. Nine senior students of a high school participated in the workshops, having as a fundamental participation criteria, their will and their availability, being composed of six girls and three boys. The students through chosen material, expressed through iconographic texts what the participation in these activities of professional orientation meant to them. The interpretation of the text was given based on the singular transtextual reading, according to Ormezzano (2001). With the understanding of the images, we found out that the participation of the professional orientation workshops for this group of students was a listening space to their questions. In the moments of self reflexion and reflexion of the professions, the teenagers were discovering and building their occupational identityeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007MarleiTeresinhaSantosdeMorais.pdf: 4277449 bytes, checksum: 891da695fb0d3d9b3bb6341237689cf6 (MD5) Previous issue date: 2007-10-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do adolescentepor
dc.subjectAdolescentes - Orientação profissionalpor
dc.subjectTeenagerseng
dc.subjectVocational guidanceeng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO VOCACIONALpor
dc.titleOrientação profissional : o sentido das imagens e os olhares que sentempor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.