Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/745
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDias, Rosângela Hanel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5704787167957951por
dc.contributor.advisor1Dickel, Adriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1371923233740319por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:44Z-
dc.date.available2009-07-30-
dc.date.issued2007-09-21-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/745-
dc.description.resumoEste trabalho se insere no campo de estudos sobre alfabetização e letramento, com vistas a compreender em que medida o acesso a um novo conceito, neste caso específico o de letramento, contribui para o alargamento dos saberes que norteiam a prática pedagógica de professores alfabetizadores, aprofundando-os, complexificando-os e/ou expondo as suas limitações. Tem-se por hipótese que os mapas conceituais desenhados no âmbito acadêmico mais concorrem com os saberes docentes provenientes da prática do que para uma reflexão mais profunda sobre os alcances, fragilidades e potencialidades dessa mesma prática. Para investigá-la, é realizada uma revisão conceitual sobre alfabetização e letramento, com base na qual são expostas algumas implicações pedagógicas que surgem a partir da inclusão desses termos nos contextos educacionais. É realizado, ainda, um estudo empírico pautado na formação de um grupo focal, composto por nove professoras alfabetizadoras da rede pública estadual e municipal de um município no interior do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados com base em duas categorias: concepção de alfabetização e letramento e conhecimento científico e conhecimento prático. A reconstrução teórica e a recomposição da dinâmica interlocutiva estabelecida no grupo possibilitaram localizar algumas fragilidades na relação entre o mundo acadêmico e o mundo da escola e colocar em questão as possibilidades que proposições pedagógicas oriundas do mundo acadêmico e desarticuladas das práticas de ensino vividas nas escolas têm de desencadear inovações significativas na reflexão sobre o trabalho pedagógico e mais precisamente nas ações educacionais tocantes ao processo de aquisição da língua escritapor
dc.description.abstractThis work interferes in the field of studies on alphabetization and literacy, with views to understand in that measured the access to a new concept, in this case specific of the literacy, it contributes to the enlargement of the your know that orientate the pedagogic practice of teachers alphabetizers, deepening them, complexing them and exposing your limitations. It is had by hypothesis that the conceptual maps drawn in the academic ambit but they compete with the knowledge educational coming of the practice than for a deeper reflection about the reaches, fragilities and potentialies of that practice. To investigate it, a conceptual revision is accomplished on alphabetization and literacy with base in the which they are exposed some implications pedagogic that appear starting from the inclusion of those terms in the educational contexts. It is accomplished, still, a ruled empiric study in the of a municipality inside Rio Grande do Sul. The dates were analyzed with base in two categories: alphabetization conception and literacy and scientific knowledge and practical knowledge. To the dynamics established interlocution in the group made possible to locate some fragilities in the relationship between the academic world and the world of the school and to put in question the possibilities that propositions and disjointed of the teaching practices lived at the schools they have to unchain significant innovations in the reflection on the pedagogic work and more precisely in the touching educational actions to the process of acquisition of the written languageeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007RosangelaHanelDias.pdf: 823104 bytes, checksum: 2608975f150a7cfe4e5709b88e33db41 (MD5) Previous issue date: 2007-09-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectComunicação escritapor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectWritten communicationeng
dc.subjectTeacher educatorseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAlfabetização e letramento : um estudo com professoras alfabetizadoras acerca da apropriação de novos enfoques teóricospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2007RosangelaHanelDias.pdf803.81 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.