Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/735
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLipsch, Verenice Teresinha-
dc.contributor.advisor1Benincá, Elli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1603663343549995por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:42Z-
dc.date.available2009-07-29-
dc.date.issued2007-07-19-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/735-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como preocupação investigar de que necessidade surge a educação popular e qual a sua contribuição às políticas educacionais, uma vez que a sociedade está organizada para a educação formal. O objetivo maior é possibilitar uma discussão a respeito da educação popular, na perspectiva de constituir processos capazes de recriar o espaço educativo escolar, tendo como princípios básicos a militância, a participação e a práxis pedagógica. Fundamentamos nossa pesquisa em autores de grande relevância ao tema proposto, Hurtado, Mejía Jiménez, Brandão, Freire, Paludo e outros. Tivemos como referência a ação do Centro de Educação Popular em municípios da Região Alto Uruguai, a partir de um de seus eixos de atuação, o qual desenvolve a formação continuada do educador e a implementação do processo de gestão democrática, como políticas essenciais para a articulação da educação escolar com a educação popular. Utilizamos, para a realização de nossa investigação, a metodologia da práxis, como forma de concretização da dialética, de maneira que pudéssemos fazer a relação entre a concepção de educação popular que nos fundamenta, com o trabalho que é realizado. Acreditamos na possibilidade de a educação escolar poder ser articulada à educação popular e esta poder contribuir para que os espaços escolares sejam recriados e a prática pedagógica do educador seja ressignificada, desde que a implementação de um método participativo, a abertura da escola para a comunidade, a realização de um trabalho democrático, uma proposta de formação continuada de educadores, a militância dos gestores e dos professores, o dispor de uma assessoria para contribuir na condução dos processos e a vontade política por parte dos dirigentes sejam garantidospor
dc.description.abstractThe present research has as worry to investigate what necessity arises to popular education and what its contribution to educational policies since society is organized to formal education. The greatest objective is enable a discussion about popular education, in perspective of establishing processes able to recreate school educational space, having as basic principles militancy, participation and pedagogical praxis. We have based our research on authors of great relevance to the proposed theme, Hurtado, Mejia, Jiménez, Brandão, Freire, Paludo and the like. We have had as reference, activities at Centro de Educação Popular, in cities of Alto Uruguai region, from one of its acting axis on, which develops continued education of the educator and the implementation or democratic management process as essential policies for the joining of school education with popular education. To accomplish our investigation, we have used the praxis methodology as a way to concretize dialectic so that we could relate the conception of popular education that bases us with the work that is accomplished. We believe the possibility that the school education can be joined to popular education and the latter can contribute so that school spaces are recreated and pedagogical practice of the educator has a new meaning, since the implementation of a participating method, the opening of the school to the community, the accomplishment of a democratic work, a proposal of a continued education of educators, managers and teachers´ militancy, the use of a consultancy to contribute to the process leading and the political willing of leaders are guaranteedeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007VereniceTeresinhaLipsch.pdf: 9709341 bytes, checksum: 98a2c0eff2cbdd94ea8df55517ea821f (MD5) Previous issue date: 2007-07-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectPráxis (Filosofia)por
dc.subjectEducação e estadopor
dc.subjectProfessores - Educação permanentepor
dc.subjectPopular educationeng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectEducation and stateeng
dc.subjectPractice (Philosophy)eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA educação popular contribuindo na recriação dos espaços escolares nas escolas municipais do meio ruralpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.