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dc.creatorSoares, Ângela Mara Berlando-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9935119364954048por
dc.contributor.advisor1Dickel, Adriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1371923233740319por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:42Z-
dc.date.available2013-01-04-
dc.date.issued2012-04-02-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/734-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar as concepções presentes entre professores sobre as dificuldades de aprendizagem e a influência que tais crenças exercem sobre os processos de aprender. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório, por meio de entrevistas semiestruturadas, cujos dados apontaram para a necessidade de revisar a relação entre as noções de aprendizagem, deficiência e dificuldades de aprendizagem. A exposição recompõe as concepções de deficiência ao longo da história, seguindo com a trajetória evolutiva das definições das dificuldades de aprendizagem até a atualidade. Aborda, ainda, as terminologias empregadas atualmente na elaboração de diagnósticos e na realização de encaminhamentos ao processo de avaliação ou tratamento psicopedagógico clínico, e o imbricamento que há entre essas definições por conta das questões subjacentes que carregam. Destaca o uso inadequado ou desprovido de aprofundamento teórico de terminologias na elaboração de pareceres e encaminhamentos ao atendimento psicopedagógico clínico. A temática da aprendizagem, sob o prisma da psicopedagogia e tratada com base em autores, tais como Weiss (2003), Fernández (2001), Charlot (2000), Perrenoud (2001) Coll (2004), Pozo (2002) e Wood (2003), torna-se premente no contexto atual da educação e no consultório psicopedagógico, onde múltiplas faces são percebidas e nesta pesquisa analisadas na perspectiva de propor o redimensionamento das concepções, consequentemente, intervindo na prática pedagógica e psicopedagógica. A investigação que se encontra aqui exposta tem a pretensão de oportunizar a reflexão sobre as concepções que existem a respeito de aprendizagem e apontar elementos para a (re) construção de um referencial mais significativo e condizente com a realidade, que contemple as expectativas e necessidades dos sujeitos neste tempopor
dc.description.abstractThis work aims to analyze the conceptions present among teachers about learning disabilities and the influence that such beliefs have on learning processes. For this purpose, an exploratory study was performed through semi-structured interviews which data pointed the need to review the relationship among learning notions, deficiency, and learning disabilities. The exposition rebuilds the conceptions of deficiency throughout history, following the evolution path of learning disabilities up to current times. It also discusses the terminologies currently employed in diagnosis elaboration and completion of referrals to the process of evaluation or clinical psycho-pedagogical treatment, and the overlapping existent between these definitions regarding the underlying issues that it carries. It highlights the either inappropriate or deprived use of further theoretical terminologies for elaborating opinions and referrals to the clinical psycho-pedagogical assistance. The learning theme, under the psychopedagogy light and based on authors such as, Weiss (2003), Fernández (2001), Charlot (2000), Perrenoud (2001), Coll (2004), Pozo (2002), and Wood (2003), becomes compelling in the current context of education, and in the psycho-pedagogical clinic, where multiple facesare noted and analyzed in this research with the perspective to propose the resizing of conceptions, therefore, interfering in the pedagogical and psycho-pedagogical practice. The investigation here exposed intends to provide reflection on the existent conceptions regarding the learning process, and point out elements for (re) building a more meaningful and coherent reference to reality, which contemplates expectations and needs of individuals in this timeeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012Angela_Mara_Berlando_Soares.pdf: 283335 bytes, checksum: af263f877b0b4101605ab5454caffafa (MD5) Previous issue date: 2012-04-02eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectDeficiências do desenvolvimentopor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectLearning disabilitieseng
dc.subjectDevelopmental disabilitieseng
dc.subjectEducational psychologyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleDificuldades de aprendizagem : uma discussão sobre as concepções de professoraspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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