Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/732
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPimentel, Paulo Roberto Lopes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3481916058517495por
dc.contributor.advisor1Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:42Z-
dc.date.available2013-01-04-
dc.date.issued2011-12-21-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/732-
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre o ensino superior, buscando explicitar sua organização, considerando, por um lado, a cultura de mercado e, por outro, as faces de sua expansão. O texto parte da premissa de que o ensino superior passa por um processo de mercantilização, desencadeado sobremaneira a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, que favoreceu a abertura do mercado para que as instituições educacionais de Ensino Superior (IES) atuem também com fins lucrativos. Pretende-se listar que políticas foram determinantes para a mercantilização e expansão do ensino superior no Brasil a partir de 1990; realizar uma reconstrução temporal relacionada com processo de expansão e abertura mercadológica do ensino superior no Brasil a partir de 1990; descrever em que consiste a mercantilização do ensino superior, pesquisar a origem e o ano de início das atividades das IES privadas e com fins lucrativos que fazem parte da amostra desta pesquisa, e examinar estratégias de um dos 4P¿s do marketing (promoção), focando nas propagandas (slogans e banners) que são veiculadas nos sites das IES. A pesquisa ancorou-se em três momentos distintos de investigação: no primeiro momento, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória qualitativa, fundamentada em fontes documentais e bibliográficas, em especial, nas perspectivas teóricas de Boaventura de Sousa Santos sobre as crises da universidade. Para o segundo momento, utilizou-se uma pesquisa descritiva quantitativa, partindo de dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), como forma de compreender a expansão do ensino superior. Em relação ao terceiro momento, utilizou-se um estudo de campo precedido por categorias organizadas a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no que tange a maiores PIBs per capita e às maiores populações residentes absolutas na região sul do Brasil, procedimento que delimitou o estudo às seguintes cidades: Curitiba/PR, Londrina/PR, Maringá/PR, Florianópolis/SC, Joinville/SC, Blumenau/SC, Porto Alegre/RS, Caxias do Sul/RS e Pelotas/RS. Tal delimitação foi cotejada com dados do portal e-mec para selecionar as IES com fins lucrativos que estão instaladas na região sul do Brasil, nas cidades partícipes da amostra. Como conclusão, pode-se inferir que: das sessenta IES que fazem parte da amostra, 44 (73%) originaram-se nas cidades que fazem parte da amostra e dezesseis (27%) são instituições exógenas. Ainda como conclusão, aponta-se para duas características peculiares no processo de mercantilização da educação superior na região sul do Brasil: há um predomínio de IES de origem endógena, isto é, que surgem e consolidam-se no próprio Estado; e nota-se que a maior parte dessas instituições foi criada no período posterior a 1990por
dc.description.abstractEste trabajo discute la educación superior, tratando de explicar su organización, teniendo en cuenta, por un lado, la cultura del mercado y, en segundo lugar, las caras de su expansión. El texto parte de la premisa que la educación superior está pasando por un proceso de mercantilización, desatada en gran medida de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional 9.394/96, lo que favoreció la apertura del mercado para las instituciones educativas de educación superior (IES) trabajar también con fines de lucro. Se pretende a la lista de cuáles son las políticas jugaron un papel decisivo en la comercialización y la expansión de la educación superior en Brasil desde 1990, realizando un proceso de reconstrucción relacionados con el tiempo de la expansión y la apertura en la comercialización de la educación superior en Brasil desde 1990, para describir lo que constituye mercantilización de la educación superior, la investigación del origen y año de inicio de las actividades de entidades privadas y para fines de lucro que forman parte de la muestra en esta investigación, y examinar las estrategias de la de 4P del marketing (promoción), centrándose en la publicidad (consignas y pancartas) los sitios que se están difundiendo en el IES. La investigación se basa en tres etapas separadas de la investigación: la primera vez, se realizó una investigación exploratoria cualitativa, basada en fuentes documentales y la literatura, en particular, las perspectivas teóricas de Boaventura de Sousa Santos sobre la crisis de la universidad. Por segunda vez, se utilizó una investigación descriptiva cuantitativa, a partir de los datos estadísticos del Instituto Nacional de Estudios e Investigación (INEP), a fin de comprender la expansión de la educación superior. Por tercera vez, se utilizó un estudio de campo precedido por categorías organizados por el Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (IBGE) en relación con un mayor PIB per cápita y las mayores poblaciones absolutas que viven en el sur de Brasil , un procedimiento que se redujo el estudio a las siguientes ciudades: Curitiba / PR, de Londrina / PR, Maringá / PR, Florianópolis / SC, de Joinville / SC Blumenau / SC, de Porto Alegre / RS, Caxias do Sul / RS y Pelotas / RS. Esta definición ha sido recopilada con datos del portal y para seleccionar los mec fines de lucro, instituciones de educación superior que están instalados en la región sur de Brasil, losparticipantes en las ciudades de la muestra. En conclusión, se puede concluir que: el sesenta IES que forman parte de la muestra, 44 (73%) resultó en las ciudades que forman parte de la muestra y dieciséis (27%) son instituciones exógenas. Incluso en conclusión, señala dos características peculiares en el proceso de mercantilización de la educación superior en el sur de Brasil: hay un predominio de instituciones de educación superior endógena, es decir, que se presenten y para consolidar el Estado mismo, y se observó que se que la mayoría de estas instituciones se creó en el período posterior a 1990spa
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012Paulo_Roberto_Lopes_Pimentel.pdf: 1318214 bytes, checksum: bb64c84a8b9264cf9b3a171df32694a1 (MD5) Previous issue date: 2011-12-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectEnsino pagopor
dc.subjectMarketing educacionalpor
dc.subjectEducation, Higherspa
dc.subjectEducation and statespa
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCultura de mercado no ensino superior : políticas, estratégias e marketingpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.